MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa

Há 48 equipas de curadoria na corrida para 2019.

Pela segunda vez, a Trienal de Lisboa lançou um convite à apresentação de propostas de Curadoria Geral para o seu evento principal. Este call for curator, lançado a 28 de Novembro de 2016, duas semanas antes do fim de The Form of Form para dar oportunidade de visitar ou revisitar a edição em curso, motivou a corrida à 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa que se realiza no Outono de 2019.

O repto internacional fechou à meia-noite de 31 de Janeiro e a resposta por parte de curadores, arquitectos e críticos foi impressionante. Ao todo, 48 candidaturas provenientes de três continentes: Europa (que registou 77% das propostas), América (17%) e Ásia (6%). Esta alargada distribuição geográfica demonstra o alcance da divulgação e influência da Trienal de Lisboa no mundo, conseguindo assim uma grande diversidade de propostas.

Portugal apresentou 14 projectos, o que corresponde a 30% de um total de 16 países*. O conjunto de propostas para a curadoria geral regista 155 nomes participantes nas 48 candidaturas, as quais são na sua maioria projectos colectivos apresentados em equipas pluridisciplinares e multinacionais de 3 a 15 pessoas.

A Trienal de Lisboa está muito satisfeita com a elevada participação, iniciando agora a avaliação de propostas. Em Março de 2017, é anunciada a equipa vencedora.

Lista países participantes vs número de candidaturas apresentadas:

* Portugal (14), EUA (6), Países Baixos (6), França (5), Alemanha (3), Canadá (2), Itália (2), Reino Unido (2), Barém (1), Bélgica (1), Dinamarca (1), Eslovénia (1), Índia (1), Irlanda (1), República Popular da China (1), Suíça (1).