MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa

Open House Lisboa contou com a maior afluência de sempre em 2017

Data
23 SET 2017 - 24 SET 2017
Preço
Livre
Edição
6ª Edição
Participantes
Catarina & Rita Almada Negreiros
Website

O OH Lisboa 2017 duplicou (e mais) o seu número de visitas. No fim-de-semana de 23 e 24 de Setembro de 2017, registámos 44.217 visitas, a maior afluência de sempre. Na edição anterior de 2016, contabilizamos 18.000 visitas.

Nas palavras das comissárias Rita Almada Negreiros e Catarina Almada Negreiros, “foi bom confirmar que o objectivo está a ser cumprido: apresentar Arquitectura a quem habita a cidade. O número de visitantes é impressionante e revelador de que o mapa esteve verdadeiramente aberto a todos e muito activo!”.

Segundo José Mateus, presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa, “o Open House já se afirmou como um dos eventos mais importantes da cidade, tanto pela extraordinária adesão da população, como pela forma eficaz como promove o conhecimento profundo de Lisboa. A riqueza da interacção directa entre visitantes e especialistas ou autores, complementada com a experiência de atravessar, sentir e apreender a arquitectura no seu estado de maior competência, transformam claramente o olhar, a percepção, a consciência que os lisboetas participantes possuem da sua cidade”.

Num visível esforço de crescimento, “depois de cinco edições, a organização sentiu necessidade de imprimir uma nova energia e uma nova imagem ao evento que acabou por superar todas as nossas expectativas, resultando neste redobrado sucesso”, afirma Inês Marques, coordenadora do Open House Lisboa.

Visita aos Paços do Concelho no âmbito do Open House Lisboa

Paços do Concelho © Hugo David

No topo da lista dos mais visitados de 2017, encontramos a Igreja de São Roque, o Panorâmico de Monsanto, o Museu dos Coches, Reservatório da Mãe d’Água e o Palácio Chiado. Mas outros espaços com acesso mais limitado, também tiveram grande adesão, como as casas privadas, o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa ou o Hotel Britania.

Dentro da rede internacional do Open House Worldwide, a Trienal tem sido citada como um exemplo de organização. Esta 6ª edição contou com a participação de 74 especialistas e 248 voluntários – o Open House Lisboa é uma co-produção entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a EGEAC.

Até 2018!