MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa

Em 2017, o Open House Porto acontece a 1 e 2 de Julho

Data
01 JUL 2017 - 02 JUL 2017

Comissariada por Paula Santos e Ivo Poças Martins, a 3ª edição do Open House Porto propõe “visitas a obras de arquitectura de diferentes programas e épocas que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem.


Para o sucesso de cada Open House, contamos com uma extraordinária equipa de voluntários que acolhe o visitante, informa sobre o evento e indica sugestões. É esta equipa que dá a conhecer em detalhe o programa.  Até 21 de Abril de 2017, estiveram abertas as candidaturas para integrar a equipa que vive de perto o evento, conhecendo o roteiro em primeira mão.


Organizado pela Casa da Arquitectura, a 3ª edição do Open House Porto conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto e institucional da Trienal de Lisboa e realiza-se no fim-de-semana 1 e 2 de Julho de 2017 em três cidades - Porto, Matosinhos e Gaia. Em 2017, o roteiro reuniu "um conjunto de obras ecléticas-  tanto na época da sua construção como nos seus usos-, na mesma medida da diversidade urbana e da sua mutação mais recente. Essa mistura, e a complexidade daí resultante, é demonstrativa daquilo que transforma as cidades em corpos vivos e inclusivos. As cidades passaram a desenvolver-se a partir de iniciativas pontuais de escalas variadas, sugerindo percursos, atmosferas e vivências nos espaços intersticiais." refere a equipa de comissários.


Há, por isso, uma relação de proximidade entre a maioria dos exemplos escolhidos que permite perceber a influência destas intervenções na rua, no bairro, no quarteirão, na freguesia. Isto é tanto mais válido quanto maior é a pressão turística e o interesse do sector imobiliário nos centros históricos, pelo imperativo de oferecer novas perspectivas sobre uma região e a necessidade de procurar novas áreas para a sua mudança.
A par das referências históricas de extraordinária beleza, o roteiro destacou estruturas novas como o I3S, ou a recuperação da Real Vinícola para Casa da Arquitectura. Pelo caminho, em Gaia, Matosinhos e Porto, dos edifícios da Baixa comercial burguesa às ilhas reactivadas, revelam-se as mais recentes formas de habitar, casas inesperadas e em locais improváveis.


De portas abertas, o Open House Porto representou uma autêntica festa em três cidades.

Visitas guiadas ao Open House Porto 2017 ao edifício do I3S

Open House Porto 2017, I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Foto © Filipa Brito