MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
11 ABR 2018
Horário
19h
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Entrada Livre
Participantes
Erkko Aarti, Antti Nousjoki, Paula Melâneo

ALA Architects, Centro de Artes Performativas Kilden Foto: Tuomas Uusheimo

Dois ateliers | ALA & AOR

Arquitectura Finlandesa em conferência

Convidados a apresentar o seu trabalho nesta conferência, estes dois ateliers de arquitectura, ALA e AOR, desenvolvem a sua actividade em contexto Finlandês, um país com um Índice de Desenvolvimento Humano (HDI - Human Development Index) muito alto, ocupando a posição número 23 no ranking mundial. Erkko Aarti, sócio fundador, apresentará o trabalho da AOR Architects, e Antti Nousjoki, mostrará as obras dos ALA Architects. A conversa será moderada por Paula Melâneo, editora-chefe do J—A Jornal Arquitectos. 

Dois ateliers, duas gerações: há 10 anos atrás, o atelier ALA Architects representava a nova e promissora geração de arquitectos finlandeses, hoje o atelier AOR é quem representa as práticas emergentes. 

Os ALA Architects estabeleceram-se com trabalhos importantes como o Centro de Artes Performativas Kilden, na Noruega, ou a mais recente Biblioteca Central de Helsínquia (que abrirá as portas em Dezembro de 2018 e será um dos projectos apresentados no Pavilhão Finlandês na Bienal de Veneza deste ano). 

Os AOR têm uma forte componente de pesquisa sobre ambientes de aprendizagem, explorados em diversos projectos de escolas finlandesas, como por exemplo, a maior escola feita em blocos de madeira maciça, na área de Tuusula, com 11.000 m2. 

Vamos conhecer as especificidades de cada prática, alguns dos desafios do quotidiano de atelier e as estratégias que têm adoptado na concepção e construção da sua obra.


Antti Nousjoki (ALA Architects)


Nascido em 1974, Antti Nousjoki é arquitecto registado na Associação Finlandesa de Arquitectos SAFA e um membro fundador dos ALA Arquitectos, atelier sediado em Helsínquia, que desenharam recentemente a nova biblioteca central na capital Finlandesa (que inaugura em Dezembro de 2018).

Os ALA têm liderado a nova geração de arquitectura nórdica, tendo concluído diversos projectos públicos de grande dimensão, incluindo o Centro de Artes Performativas Kilden, na Noruega, e os teatros Kuopio e Lappeenranta City, na Finlandia. Antti foi o parceiro encarregue do projecto Kuopio, e actualmente lidera os projectos da biblioteca central e do Hotel Marriott Tampere Hall. Antes dos ALA, Antti trabalhava, por exemplo, com os OMA em Roterdão, na Holanda. 

Antti é também ensaísta, colaborando regularmente com as revistas ARK The Finnish Architectural Review, e Form, uma revista sueca de arquitectura e design. Na Primavera de 2015, foi professor convidado da Universidade Columbia e no Seminário Internacional de Helsínquia na Universidade Washington de St. Louis, juntamente com os outros sócios do atelier ALA. 


Erkko Aarti (AOR Architects) 


Nascido em 1986, Erkko Aarti é arquitecto e membro fundador dos AOR Arquitectos sediados em Helsínquia, juntamente com Arto Ollila e Mikki Ristola. Também ensina na Universidade de Aalto. 

Os AOR têm experiência no desenho de edifícios públicos complexos em contextos urbanos desafiantes, assim como, ampliações em espaços históricos delicados ou ambientes naturais.   

Este atelier tem especial perícia no desenho de ambientes de educação, por exemplo para o reconhecido ministério de educação Finlandês que inclui os projectos ainda em processo de uma nova escola de 800 alunos em Helsínquia de planta aberta, e a maior escola feita em blocos de madeira maciça, na área de Tuusula, com 11.000 m2, ambas na Finlândia.    

Os AOR têm ganho inúmeros prémios em concursos internacionais e na Finlândia, incluindo prémios pelo desenho do Museu de Arte de Tampere, Liceu e Centro Comunitário de Tuusula, a Escola Jtksaari em Helsínquia e o Pavilhão Viewpoint em Londres. 

O design de um novo centro de informação para visitantes na Igreja Antiga de Petjvesi, Património Mundial da UNESCO ganhou o prémio Wuorio da Associação Finlandesa de Arquitectura, assim como um Louvor na categoria da Medalha de Prata nas Medalhas de Presidente de 2016 da RIBA.