MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa

Manon Mollard e Artem Kitaev

Reporting from the Edge

Future Architecture Festival

Future Architecture Festival, Liubliana, Eslovénia, 28 de Setembro de 2017. Convocámos a repórter especial Manon Mollard para estar ao serviço do Canal da Trienal de Arquitectura de Lisboa. A missão foi delineada com rigor e clareza: abordar os agentes que circulavam pelo Future Architecture Festival, e confrontá-los com questões sobre a perda de relevância das fronteiras entre cidade e campo na Europa, e sobre a paisagem e as suas transformações territoriais e históricas. O desafio era ir ao limite da questão – e a agente Mollard excedeu as expectativas da missão.

Articulada por Manon Mollard, a estratégia das entrevistas oscilou entre a realidade e a ficção numa discussão sobre a arquitectura e o seu futuro. As provas estão à vista. O resultado são dois filmes. O primeiro centra-se na dicotomia cidade vs. campo e a sua continua perda de relevância em territórios europeus. O que nos resta? De que maneira estão as construções artificiais a transformar os ambientes rurais? O segundo pensa o nosso entendimento da paisagem, não como elemento estático mas como processo contínuo sujeito a transformações históricas e territoriais complexas. Será a paisagem para consumo? Contemplação? Conservação?

Sobre o Future Architecture Festival


Uma geração emergente dos mais talentosos arquitectos e urbanistas está querer ultrapassar barreiras: não são apenas barreiras/paredes construídas mas também barreiras/paredes imaginárias, profissionais, e ideológicas. Para eles, a arquitectura não é necessariamente uma actividade cujo propósito único é a construção, mas antes um campo de pesquisa intelectual. As suas ideias apresentadas na plataforma Future Architecture ao longo de dois anos reflectem as suas abordagens críticas e determinação em abordar os problemas mais urgentes do nosso tempo. Para eles, arquitectura é uma maneira de pensar, ver, analisar, e mudar o mundo onde trabalhamos. Este festival junta arquitectos, designers, criativos, e curadores europeus e as suas ideias mais fortes para o futuro – com projecções de filmes, exposições, conferências, workshops, e conversas.

Sobre Manon Mollard


Trabalha na área da arquitectura, como projectista e ensaísta. Nascida em França, criada entre a Europa e a América Latina, trabalhou na Colômbia e neste momento reside em Londres, onde é assistente editorial na Architectural Review. Foi participante da exposição satélite - Os Limites da Paisagem – apresentada no âmbito de The Form of Form (Edição de 2016).




Reporting from the Edge | Lisbon Triennale at Future Architecture Festival
Manon Mollard entrevista Artem Kitaev (Kosmos Architects), Bianca Pujais, Bostjan Vuga, Charles Broskoski, Ethel Baraona Pohl, Felipe de Ferrari, Francesca Perry (Blueprint), Freo Majer (Forecast Platform), Guy De Launey (Monocle), James Taylor-Foster, Maja Vardjan, Phineas Harper (ArchFoudation) e Pippo Ciorra (MAXXI)