MENUTrienal de Arquitectura de Lisboa
Equipa
Em Lisboa: Isabel Soares, Miguel Silva, Joana Batista, Maria Canelhas, Hugo Charbonnier; No Porto: Margarida Cruz, Bruno Monteiro, Filipa Almeida.
Contactos
info@frutafeia.pt
Website
Zona
A

© Fruta Feia

Fruta Feia

A Fruta Feia é uma cooperativa de consumo criada com o objectivo de valorizar aquela parte da produção fruto-hortícola que os agricultores não conseguem escoar devido à aparência (calibre, formato, cor). Com estes produtos são montados cabazes para os consumidores associados. A Cooperativa surge da necessidade de inverter tais tendências de normalização de frutas e legumes que nada têm a ver com questões de segurança e de qualidade alimentar. O projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias”, que consiga alterar padrões de consumo. Um mercado que gere valor para os agricultores e consumidores e combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção.


FLAW4LIFE

FLAW4LIFE – Spreading Ugly Fruit Against Food Waste – é um projecto da cooperativa Fruta Feia em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Superior Técnico. Co-financiado pelo Programa LIFE da União Europeia, tem a duração de 3 anos, iniciando-se em Setembro de 2015. 


Os principais objectivos são: 

Combater o desperdício alimentar devido à aparência, assim como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (solo, água, energia, mão-de-obra);
Criar um mercado alternativo para frutas e hortícolas descartados por meras razões estéticas e um movimento capaz de mudar os padrões de consumo.