5 Out – 12 Dez 2016
Trienal de Arquitectura de Lisboa / 5 Out – 11 Dez 2016
5.10 – 11.12 2016

A 4ª Edição

O mundo transforma-se através da arquitectura. Sob o título A Forma da Forma, e dirigindo-se a uma audiência nacional e internacional, o objectivo da 4ª edição da Trienal de Lisboa é estimular e aprofundar o debate em torno de um largo espectro de posições contemporâneas sobre a prática da arquitectura, ou seja, sobre a forma como o mundo se transforma. Articulando um programa diversificado, pretende vincar linhas de pensamento acutilantes para a produção da arquitectura num contexto social em rápida transformação.

As diferentes posturas perante a arquitectura serão apresentadas em várias frentes, nomeadamente através dos seus aspectos estéticos, técnicos, sociais e políticos. Entender a prática da arquitectura como uma profissão empenhada num contexto social complexo permitirá desenvolver as implicações e possibilidades das decisões arquitectónicas, sublinhando a sua relevância técnica e cultural na sociedade.

Estruturada a partir de quatro exposições nucleares, a programação vai realçar os desafios que os arquitectos enfrentam nos dias de hoje. As quatro exposições dialogam entre si: da autoria, da concepção e do universo visual em que as formas da arquitectura se movem (A Forma da Forma), passando pelo processo a que as formas concebidas são sujeitas no momento decisivo do estaleiro de construção (Obra), às circunstâncias críticas da transformação da paisagem (Sines: Logística Costeira) até à representação da cidade e aos usos a que as formas construídas se oferecem (O Mundo nos Nossos Olhos). E esse diálogo desdobra-se nas exposições satélites e nos projectos associados que vão complementar a diversidade de olhares e conteúdos propostos nesta edição da Trienal.

André Tavares & Diogo Seixas Lopes