A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitectura. A cada três anos, realiza um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas.
A primeira Trienal, Vazios Urbanos, aconteceu em 2007 com um programa de exposições, concursos e conferências internacionais. Em 2010, a sua segunda edição, Falemos de Casas, consolidou a presença da Trienal no circuito dos eventos culturais dedicados à arquitectura. Com a sua terceira edição, Close, Closer, em 2013, conquistou uma sólida projecção e reconhecimento internacionais.
Fora das edições do seu principal evento, a Trienal produz as conferências Distância Crítica que, após dois ciclos, já trouxeram a Lisboa nomes maiores da arquitectura mundial. Adicionalmente, organiza o Open House Lisboa e o Open House Porto (com a Casa da Arquitectura), um evento que abre as portas da melhor arquitectura destas cidades durante um fim-de-semana por ano. Desde a sede no Palácio Sinel de Cordes, a Trienal de Lisboa organiza e acolhe eventos de múltiplos formatos, que constituem a área de programação do Palácio.
Todas as edições da Trienal de Arquitectura de Lisboa são distinguidas com o Alto Patrocínio de S. Exa. O Presidente da República Portuguesa. Desde 2013, beneficiamos do Estatuto de Utilidade Pública, tendo sido conferido, desde 2010, pelo Ministério da Cultura, o estatuto de Interesse Cultural.