A Trienal de Arquitectura de Lisboa procura um Curador-Geral para a 5.ª edição internacional a realizar-se em Lisboa de Outubro a Dezembro de 2019.
Convidamos indivíduos ou colectivos de qualquer nacionalidade e país de residência a candidatarem-se. No entanto, as candidaturas devem incluir um residente em Portugal continental que possa interagir e responder à Trienal de Lisboa.
Apesar das línguas oficiais e de trabalho da Trienal serem português e inglês, são também bem-vindas propostas em espanhol ou francês.
A candidatura deve incluir os seguintes materiais:
– Conceito e temática da proposta curatorial (máximo de 2500 palavras), incluindo: Estrutura da equipa curatorial; Duas a três exposições principais; Conceito e exposição do Concurso universidades (sendo esta a terceira ou quarta exposição principal); Uma conferência internacional; Um perfil de projetos associados; um livro.
– Curta biografia e curriculum vitae do candidato (individual ou colectivo) identificando um mínimo de três obras próprias no âmbito desta candidatura (máximo de 1500 palavras).
– Curtas biografias de todos os elementos da equipa curatorial (máximo de 300 palavras cada).
Honorários: 60.000 € (taxas incluídas)
Regulamento e formulário aqui
O júri é composto pelo Direcção da Associação da Trienal de Arquitetura de Lisboa e pelo Curador-Geral da 4.ª edição.
José Mateus (Presidente)
Nuno Sampaio (Vice-Presidente)
Dalila Rodrigues
José Manuel dos Santos
Paulo Serôdio Lopes
Pedro Araújo e Sá
Manuel Henriques (Director Adjunto)
André Tavares (Curador-Geral de The Form of Form)
Os critérios de selecção têm em conta aspectos como a relevância do tema, a originalidade da proposta, a adequação aos objetivos da Trienal, estrutura e natureza da equipa curatorial e experiência do candidato.
Em caso de dúvida na avaliação das propostas, podem ser solicitados esclarecimentos adicionais a um ou mais candidatos. A Trienal de Lisboa reserva-se o direito de não seleccionar qualquer das candidaturas apresentadas. Se, após a selecção de um candidato, for impossível chegar a um acordo sobre os termos do contrato, a Trienal de Lisboa reserva-se o direito de negociar com outro candidato.
A Trienal de Lisboa não divulgará publicamente os nomes dos candidatos nem o conteúdo das candidaturas, excepto no que diz respeito ao candidato seleccionado.
The Form of Form como quarta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa está aberta ao público até 11 de Dezembro 2016. A semana de encerramento constitui o terceiro momento alto desta edição que acontece entre 7 e 11 de Dezembro.
Prazo limite das candidaturas: 31 de janeiro de 2017, 23h59 (GMT).
Sobre a Organização
Convidamos a ler uma selecção de artigos sobre a quarta edição.
The Guardian
Blue Print
Jornal Público
Diário de Notícias
Damn
Artribune
Archdaily