Exposição central da Trienal 2019 segue agora até à Suíça
Após a sua estreia em Lisboa no âmbito do programa central da Trienal 2019 em que recebeu 8108 visitantes, este segundo momento de apresentação faz parte de uma rota de itinerâncias que está em desenho. Do Lado do Campo é agora apresentada nesta reconhecida escola onde o curador Sébastien Marot lecciona a cadeira de história ambiental. Realizada em co-produção entre Trienal e CCB/Garagem Sul este conteúdo expositivo explora a evolução da ligação entre agricultura e arquitectura, duas práticas complementares de domesticação que surgiram em conjunto há cerca de dez mil anos, durante a Revolução Neolítica. Através de uma retrospectiva histórica indispensável no contexto actual de consciencialização ambiental, o filósofo Sébastien Marot apela assim à observação destas disciplinas gémeas, tendo esta escola, que foi classificada em 2018 como a 17ª escola mundial de arquitectura, estado envolvida no processo de pesquisa que deu origem a esta mostra que responde aos desafios prementes da nossa sociedade contemporânea.
Pela relevância das questões que levanta, a exposição destina-se não só a arquitectos mas a todos aqueles que estão preocupados com a evolução actual da nosso meio ambiente no qual se vive. É para a Trienal da maior relevância poder ampliar o alcance deste rigoroso estudo em que o público pode apreender conceitos como o de permacultura, de ecologia social ou de agroecologia através de uma série de painéis e vídeos com entrevistas a autores e pensadores destas disciplinas, ancoradas numa linha cronológica que ilustra a evolução da agricultura e da arquitectura.
A par da exposição, que abre com uma conversa entre o curador e engenheiro agrónomo Matthieu Calame, propõe-se um programa de eventos públicos:
– 25 de Março, 19:00 - Debate com Georges Descombes, Éric Lapierre e Sébastien Marot
– 1 de Abril, 18:30 - Conferência sobre Agricultura e regionalismo, moderada por Paola Viganò
– 8 de Abril, 18:30 - Conferência sobre Agricultura e Território, moderada por Elena Cogato Lanza
– 14 de Março e 4 de Abril - Oficinas para crianças
Em Lisboa, a exposição esteve de portas abertas de 5 de Outubro de 2019 a 16 de Fevereiro de 2020 no CCB - Garagem Sul, recebendo pessoas que operam em arquitectura, arquitectura paisagista, urbanismo, geografia, investigação, como também um público mais jovem através de visitas de escolas dos diferentes níveis académicos. O interesse nos temas que aborda foi também visível na venda da publicação que dela resultou, cuja 1ª edição de 1800 exemplares esgotou rapidamente.
Do Lado do Campo está patente na Archizoom de 27 de Fevereiro a 29 de Abril, de Segunda a Sexta-feira, das 9:30 às 17:30 e aos Sábados, das 14:00 às 18:00, com entrada livre. Depois de Lausana, na Suíça, a exposição continua a viagem para locais a anunciar em breve.
Sébastien Marot
Filósofo e professor de história ambiental na Escola de Arquitetura da cidade e territórios de Paris-Est e professor visitante na Escola de Pós-Graduação em Design de Harvard (no programa liderado por Rem Koolhaas e AMO) e no Politécnico Federal de Lausana. É escritor regular sobre a genealogia das teorias contemporâneas em arquitectura, desenho urbano e paisagismo, além de ser autor de vários livros sobre os mesmos temas. Fez parte da equipa curatorial da Trienal de Arquitectura de Lisboa de 2019, A Poética da Razão.