MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Open House Lisboa 2018: datas e comissários

Setembro, mês de rentrée cultural, mês de reencontrar e redescobrir a nossa cidade, mês de Open House Lisboa. A 7ª edição do OH Lisboa acontece no fim-de-semana de 22 e 23 de Setembro de 2018. Marquem na agenda!  


A cidade deve ser vista de diferentes perspectivas por isso este ano vamos olhar para Lisboa pelos olhos do arquitecto, crítico, e professor Luís Santiago Baptista, e da arquitecta, professora, e curadora Maria Rita Pais. Setembro, mês de abrir as portas e celebrar a arquitectura da cidade de Lisboa. 

Nas palavras dos comissários, “motiva-nos a possibilidade de compreender Lisboa a uma escala urbana alargada, através de projectos, obras e intervenções específicas, propondo uma leitura integrada das transformações recentes da cidade, nas suas diversas áreas e eixos estruturantes. E, finalmente, nesse mapeamento, evidenciar o papel crucial dos arquitectos na construção do passado, presente e futuro de Lisboa”. 

Homem fotografa rio através de uma grande janela oval no auditório da Fundação Champalimaud.

Fundação Champalimaud, Visita Comentada | © Untold

Numa altura de grande transformação da capital portuguesa, é ainda mais relevante dar a conhecer e fazer entender como esta é projectada, construída e preservada. Nas palavras de José Mateus, Presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa, “uma mesma realidade pode mudar profundamente e reforçar o seu fascínio quando observada de diferentes ângulos. No caso de Lisboa, se por um lado existem muitos lugares, espaços ou edifícios que nunca imaginámos que existissem, por outro lado, aquilo que parece ser óbvio e que julgamos já conhecer pode revelar-se em dimensões inesperadas. O perfil e experiência dos comissários do Open House Lisboa 2018, Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais, promete isso mesmo: um olhar plural, analítico e revelador, nesse processo de descoberta, seja através daquilo que julgávamos conhecer, ou em direcção àquilo com que nunca nos cruzámos”.

Paços do Concelho © Hugo David

Esta iniciativa, que junta a Trienal e a EGEAC, procura assim promover um maior diálogo da Arquitectura com a comunidade, acreditando que este está na base de uma melhor vivência da cidadania. “Esta parceria, que se tem alargado e renovado a cada edição, potencia o conhecimento dos espaços públicos e privados da cidade através de um olhar especializado mas acessível a todas as pessoas. É com esse espírito de inclusão e promoção do património – contemporâneo e antigo – que temos pensado conjuntamente cada edição”, diz Joana Gomes Cardoso, Presidente da EGEAC. 

Anualmente, o OH Lisboa propõe uma nova e cuidadosa selecção de edifícios que dá a conhecer espaços emblemáticos da capital, as suas histórias e autores, num fim-de-semana de visitas guiadas, gratuitas e sem marcação. De palácios a casas particulares, de museus a ateliês – edifícios icónicos ou projectos concluídos recentemente. 

O Open House é um evento internacional do qual fazem parte mais de 35 cidades em todo o mundo. Em 2012, a Trienal trouxe o Open House para Portugal, um evento que ao longo dos anos se estabeleceu como referência na capital portuguesa. Em 2015 e 2016, lançamos também o Open House Porto, em colaboração com a Casa da Arquitectura.

Brevemente serão divulgadas todas as informações sobre os Call de voluntários, Programa Plus e sugestão de espaços.

#openhouselisboa