Projecto de habitação integra pátio do Palácio no espaço público
A avaliação do Concurso de Concepção com Publicidade Internacional para o projeto do Edifício de Habitação Municipal na Rua da Verónica – Habitação Renda Acessível, Quinta do Ferro, lançado a 18 de Fevereiro de 2022, foi agora publicada e a proposta vencedora é da autoria dos ateliers PMC + ARCA.
Dos 14 trabalhos apresentados no concurso, o júri refere que esta proposta se destaca pela «notável valorização da sua integração no contexto urbano, através da interpretação do logradouro como pátio comunitário e do recurso a uma elegante partição volumétrica que permite o alargamento pontual da rua da Verónica, anunciando simultaneamente a passagem para o logradouro». Sublinha-se a futura ligação proposta com o pátio do Palácio Sinel de Cordes, que se estabelece de modo fluido na continuidade do logradouro.
O júri faz ainda referência à «elevada racionalidade técnica e construtiva da proposta, evidenciando uma correcta e eficiente utilização dos materiais, caracterizada pela procura de soluções modulares com elevado grau de sistematização».
A Trienal congratula com muita satisfação esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal, dada a urgência do incentivo à criação de habitação para a cidade e da resposta à carência existente, mais ainda quando se inclui a dissolução de problemas sociais. O projecto permite aproveitar um amplo terreno em desuso, contíguo ao pátio do Palácio, onde em tempos operou uma oficina de carros e prevê-se que esteja construído em 2025.
Pode ver aqui a proposta vencedora e o 2.º e 3.º classificados do concurso.
Sobre a autoria
O atelier PMC foi fundado em 1993 pelos arquitectos Carlos Sousa Coelho e Miguel Passos de Almeida, e desenvolve a sua actividade em múltiplas áreas da arquitectura, com especial ênfase na reabilitação, novos projectos imobiliários e escritórios.
A ARCA é uma sociedade de arquitectos fundada em 2015 por Sebastião Ribeiro, Francisco Cardoso, Frederico Albuquerque e Pedro Durão. Dedica-se ao desenho de projectos de arquitectura, prestação de serviços relacionados com o investimento e intervenção em edifícios e prestação de serviços complementares no âmbito da comunicação e expressão.