Identidade de Campo Comum premiada
É com grande entusiasmo que recebemos a notícia da distinção com galardão de prata para o atelier de design gráfico Desisto, pela identidade visual das conferências Campo Comum (2020-2022). Com esta encomenda para o ciclo de conferências co-produzidas pela Trienal de Arquitectura de Lisboa e pelo Centro Cultural de Belém, o atelier que nasceu em 2013 faz assim parte do grupo vencedor do 24.º festival do Clube Criativos Portugal.
Para Campo Comum, o conceito desta identidade inspirada nas linhas curatoriais tem como ponto de partida uma estrutura flexível e uma dinâmica colectiva agregadora. Cada dupla convidada a partilhar os seus mais recentes projectos de arquitectura é distinguida com uma cor específica, usando a fonte Mad Sans Fill como denominador comum.
Série de cartazes para Campo Comum © Desisto
O estúdio Desisto actua como plataforma multidisciplinar sediada em Lisboa que tem desenvolvido projectos dentro e fora de Portugal. Cruza disciplinas, ideias, gravuras, formas, papel e música em justaposições que de outra forma não estariam ligados. Ricardo Martins, Margarida Borges e José Mendes são o estúdio Desisto e usam o exploratório como matéria-prima. Pensam, conversam, decidem, porque mesmo com valências distintas o objectivo é comum: a identidade do estúdio.
Abraçam diversos projectos desde a curadoria de exposições à edição de publicações e projectos de investigação, feitos em colaboração com pessoas de diferentes campos artísticos. No seu trabalho há um forte protagonismo da tipografia, a par da produção in-house de impressão em risografia. Musicbox, Sabotage e Damas são alguns dos clientes regulares.