Identidade da Trienal premiada no Tokyo Type Directors Club 2021
- Mark & Logotype / Corporate Stationery / Branding com conceito geral de identidade;
- Editorial/Book Design com a colecção de 5 livros d' A Poética da Razão;
- Small Graphics com os folhetos e desdobráveis;
- Poster B com os mupis e cartazes que materializaram a campanha outdoor).
Esta selecção corresponde ao prémio bronze desta competição anual com mais de 30 anos de existência, que premeia os trabalhos mais notáveis no âmbito do design gráfico, focando a representação da linguagem visual através da tipografia.
Para concepção da sua identidade visual, Balesteros elegeu a letra “T” como forma elementar de construção e como síntese do discurso visual. Esse “T arquitectural” partiu de partes de outros “T”s, todos eles de múltiplas formas sobrepostas, misturadas, que deslizam, caem, e encaixam. É neste jogo de formas e através da sua cartografia que todo o universo visual foi edificado. Esta linguagem aliada ao uso de cores fortes e fluorescentes acabou por ter um impacto na receptividade do público e dos seus pares, tanto a nível nacional como internacional.
Apresentação Pública | A Poética da Razão | Ediício FPM41 (em construção), Lisboa | 24 Abril 2018 © Hugo David
Este ano, a competição do Tokyo Type Directors Club, que foi criada em 1990, reuniu representantes de 35 países. Esta é a segunda distinção internacional para as pecas gráficas da 5ª edição da Trienal desenhadas pelo Marco Balesteros. O design dos cinco livros que prolongaram os pensamentos e reflexões expositivas d' A Poética da Razão haviam sido reconhecidos como melhor Design de Livro Completo do Prémio FAD (Barcelona) LAUS 2020. Esta colecção de livros editadas em parceria com a Polígrafa, estão também na corrida para os prémios alemão da Stiftung Buchkunst "Best Book Design from all Over the World" (Melhor Design de Livro de todo o Mundo de 2021) conjuntamente com outras 19 publicações portuguesas.