MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Membros Future Architecture reunidos para balanço anual

Data
09 NOV 2020 - 10 NOV 2020
A 9 e 10 de Novembro 2020, os 26 membros da Future Architecture Platform reúnem-se para debater sobre as actividades que foram realizadas ao longo deste ano e reflectir sobre a estratégia futura da plataforma. Este encontro entre representantes das instituições membro , que costuma decorrer numa das cidades membro (estava previsto ser em Kiev), será desta vez no formato online devido às restrições de mobilidade do contexto pandémico.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa vai apresentar os resultados da sua actividade que consistiu no desenvolvimento da exposição Cuidar: Contos do Invisível, sobre esta viagem pelos arquivos de três museus com curadoria de Sonja Lakic e desenho expositivo de Diego Sologuren. Esta foi uma excelente oportunidade de estreitar ainda mais relações de cooperação com o Museu de Arquitectura e Design de Liubliana (Eslovénia), o MAXXI Museu Nacional de Artes do Século XXI de Roma (Itália), e o Museu de Arquitectura da Estónia sediado em Talin.

Neste encontro teremos oportunidade por um lado, de conhecer em detalhe como correram cada uma das iniciativas num ano que obrigou a uma grande agilidade para se poderem adaptar ao contexto de uma pandemia, e por outro lado, debater os futuros eventos dos membros em articulação com nova chamada a propostas que está em preparação 2021.

Desta vez, o Open Call de 2021 é dedicado ao tema Landscapes of Care. Anunciado em Novembro, as candidaturas estendem-se até Janeiro de 2021. A plataforma convida à apresentação de propostas que explorem dinâmicas de solidariedade e auto-organização colectiva, redes de confiança estabelecidas a uma escala da vizinhança, e espaços comuns transitórios. Desencadeará diálogos em torno dos mitos do crescimento sem fim, das exclusões do nacionalismo e das cruéis provações da austeridade. Esta ronda de chamada permite criar novas pontes entre talentos emergentes multidisciplinares e instituições como museus, galerias, editoras, bienais, e festivais que são reconhecidas por uma programação de reconhecida qualidade.