Exposição no Palácio é mote para conversa no Pátio
Para complementar a visita à exposição Matéria para Escavação Futura na sede da Trienal, convidamos-vos para uma conversa no dia 20 de Maio de 2021, quinta-feira, às 18:30 no Pátio do Palácio, com as curadoras e artistas das obras expostas. O mote é a forma como a exposição questiona e reformula as geografias da cidade e as suas temporalidades, através da fotografia, imagem em movimento, som e palavra. Vamos debater e reflectir os diferentes olhares sobre a cidade, as imagens produzidas e as espacialidades reinventadas nas obras presentes na exposição, problematizando as questões que focam o posicionamento das autorias face ao objecto da sua arte:
Como podem as práticas artísticas, no seu fazer mundo, contribuir para pensarmos e questionarmos as cidades em que vivemos e a forma como nos relacionamos com elas? De que forma a percepção corporizada dos espaços e lugares pode problematizar e expandir as leituras que fazemos da cidade? Em que medida os olhares presentes nesta exposição interrogam a cidade que se produz agora, e como podem abrir novas possibilidades de futuro?
Conversa Matéria para Escavação Futura, 5 de Maio 2021, © Manuel Henriques
Matéria para Escavação Futura, com curadoria de Ana Jara e Joana Braga, olha a cidade com um gesto de escavação da matéria de que ela é feita, revelando diferentes estratos e configurações menos visíveis dos seus traçados e tensões. As obras de Carlos Gomes, Fernando Ramalho, Luísa Ferreira, Tânia Moreira David e Valter Vinagre ecoam lugares e práticas de cuidado mútuo na cidade atravessada pela pandemia, inscrevendo espaços estranhos ao sistema urbano na imagem da cidade, escavando a transformação do limiar entre a cidade e o rio, recordando como a cidade é habitada por formas de vida sensíveis não humanas, enquanto incitam a experimentar a cidade de forma renovada, investindo todo o corpo e prestando atenção aos detalhes que nos interrogam.