Filomena é vencedora do Grande Prémio Joaquim de Almeida 2019
A quinta edição do Festival de Cinema de Famalicão reconheceu o realizador lisboeta de 27 anos Pedro Cabeleira como o grande vencedor. Trata-se de uma curta-metragem ficcional que decorre em seis projectos de arquitectura contemporâneos concebidos para a capital portuguesa: Uma torre gigantesca, um bar num jardim, uma intervenção numa estação de barco fluvial, um centro de meditação, uma igreja e um apartamento privado.
Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão cujo comissário é o crítico de cinema Rui Tendinha, é organizado pelo pelouro da Juventude do Município de Famalicão desde 2015. Um dos momentos altos da sua programação reside na distinção das melhores curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos, a nível nacional com um prémio no valor 2.500 Euros.
Este festival tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma plataforma de incentivo ao novo cinema nacional. O programa do Ymotion é ainda composto por uma série de iniciativas, tais como workshops, palestras e mostras de cinema. Em 2019, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão vai além-fronteiras ao estabelecer um intercâmbio com o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - um dos maiores festivais dedicados ao formato curta-metragem no mundo. Assim, as obras fílmicas que integraram a 5ª edição serão exibidos no Brasil em Novembro próximo.