MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Filomena é vencedora do Grande Prémio Joaquim de Almeida 2019

No dia 9 de Novembro de 2019, a curta-metragem Filomena que faz parte do projecto expositivo itinerante Lisbon Acts como celebração dos 10 anos da Trienal de Arquitectura de Lisboa, foi anunciada como vencedora do Grande Prémio Joaquim de Almeida tendo sido duplamente premiada com o melhor filme e melhor elenco no âmbito do Festival Ymotion 2019. 


A quinta edição do Festival de Cinema de Famalicão reconheceu o realizador lisboeta de 27 anos Pedro Cabeleira como o grande vencedor. Trata-se de uma curta-metragem ficcional que decorre em seis projectos de arquitectura contemporâneos concebidos para a capital portuguesa: Uma torre gigantesca, um bar num jardim, uma intervenção numa estação de barco fluvial, um centro de meditação, uma igreja e um apartamento privado. 

Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão cujo comissário é o crítico de cinema Rui Tendinha, é organizado pelo pelouro da Juventude do Município de Famalicão desde 2015. Um dos momentos altos da sua programação reside na distinção das melhores curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos, a nível nacional com um prémio no valor 2.500 Euros.

Este festival tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma plataforma de incentivo ao novo cinema nacional. O programa do Ymotion é ainda composto por uma série de iniciativas, tais como workshops, palestras e mostras de cinema. Em 2019, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão vai além-fronteiras ao estabelecer um intercâmbio com o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - um dos maiores festivais dedicados ao formato curta-metragem no mundo. Assim, as obras fílmicas que integraram a 5ª edição serão exibidos no Brasil em Novembro próximo.