Terra com balanço positivo
Entre 29 de Setembro e 5 de Dezembro de 2022, Terra marcou presença em Lisboa com um programa desenhado pela curadoria multidisciplinar de 14 pessoas da prática e da investigação oriundas do Chile, México, Estados Unidos da América,Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Índia e Zimbabué. Nas palavras da directora editorial revista A+ Lisa De Visscher, “Tal como nas edições anteriores, a Trienal de Arquitectura de Lisboa está de novo a posicionar-se como um modelo colectivo para a descoberta e intercâmbio de novos conhecimentos e práticas alternativas baseadas na experiência e na investigação, para lhes dar visibilidade e projecção a nível mundial.”
Ao longo de 68 dias, a 6.ª edição registou 58 mil visitas. Com o prolongamento até 2023 das duas exposições que acompanharam a cadência da programação do MNAC e CCB – Garagem Sul alcançou 64 mil visitas, um resultado inferior à edição passada, mas positivo face ao impacto da pandemia que diminuiu em um terço o número de visitantes em museus e monumentos nacionais face a 2019, como revelou o estudo realizado pela DGPC.
“A Trienal de Lisboa (...) não defraudou aqueles que a consideram um dos eventos arquitectónicos mais importantes no panorama mundial.”
in Espazium, 24/10/2022.
Marcando a rentrée cultural, Lisboa foi durante três dias inaugurais o ponto de encontro de mais de 5.500 pessoas e contou com a presença de críticos e jornalistas internacionais que ecoaram o evento além fronteiras através de mais de 350 artigos publicados. A visibilidade mediática nacional e internacional desta edição é ainda comprovada pelas quase 1700 referências ao longo de três anos. Reveja aqui alguns momentos desta edição.
São também motivo de grande satisfação os inúmeros convites de universidades e festivais internacionais para apresentar em detalhe este programa que reuniu exemplos de práticas contemporâneas dos quatro cantos do mundo. Agradecemos a quem se envolveu nesta edição que marcou a agenda cultural global – parcerias, assistentes, participantes, júri, proponentes e finalistas dos prémios. Entretanto, vamos fazer circular as exposições da Trienal 2022, seja com conteúdos parciais ou integralmente, e alargamos a distribuição da colecção de livros.
Inauguração da exposição Visionárias, Culturgest, Trienal 2022 ©dfox