MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Intervalo é o novo programa de eventos da Trienal

Entre a edição de 2010 e a de 2013 a Trienal de Arquitectura de Lisboa está em intervalo. Este programa não é um interregno, mas antes um conjunto de eventos que reúne conferências, actividades e múltiplas colaborações que enaltecem a cultura arquitectónica. Para completar este programa e abrir portas ao que 2013 traz a Lisboa, está agendado para dia 11 de Novembro de 2011, no Museu da Electricidade, o anúncio da nova Curadora Geral e o tema da Trienal 2013. 


A linha temporal que separa este triénio acontece com Distância Crítica, onde arquitectos mundiais e práticas cujo trabalho é reconhecido se juntam para confrontar os seus projectos com a crítica. E essa distância é encurtada, com convidados de várias origens, tais como Kazuyo Sejima e Beatrice Galilee, a 16 de Novembro de 2011; David Chipperfield, Álvaro Siza Vieira e Hans Ulrich Obrist em Abril de 2012 e Paulo David e Andres Lepik em Junho de 2012, cuja conferência passa ainda pelo acompanhamento da exposição de Paulo David no Museu Nacional de Arte Contemporânea, numa colaboração entre o MNAC e a Trienal de Lisboa. 

Como forma de diversificar este Intervalo, a Trienal propõe também colaborações específicas como:

- O acolhimento da AA Visiting School – Architectural Association, uma instituição de ensino de excelência reconhecida internacionalmente. Sediada em Londres é uma escola que fomenta a multidisciplinaridade, através de um sistema de ensino experimental que promove debates, workshops e uma participação activa dos estudantes em múltiplas iniciativas. A AA fomenta, através de vozes e projectos novos e familiares, programas sobre questões de clima e ética, sem rotular e pôr barreiras rígidas à disciplina e foi de lá que saíram grandes nomes da arquitectura como David Chipperfield, Rem Koolhaas e Zaha Hadid. Este workshop tem sido feito em diferentes cidades, tais como Asinara, Barcelona, Budapeste, Estugarda, Milão, Moscovo e Zurique.

- A estreia do Open House Lisboa, uma selecção de edifícios que habitualmente não podem ser visitados por dentro e que abrem as portas ao público durante dois dias de visitas guiadas para uma intensa fruição arquitectónica. Lisboa é assim a 13ª cidade a integrar a rede Open House Worldwide; 

- E ainda os Encontros Ibéricos: uma imersiva discussão de trabalho que convoca uma geração emergentes de autores portugueses e espanhóis que operam em arquitectura, juntando assim uma diversidade de vozes e experiências, através de workshops, debates e cruzamentos disciplinares numa mostra da nova arquitectura que se faz entre Portugal e Espanha.