MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

ArchiFuture escolhe Lisboa para lançar Volume 4

O lançamento internacional do Volume 4 da colecção Archifutures, que integra a série de publicações da Future Architecture Platform intitulada Thresholds, foi realizado em Lisboa no Espaço do Espelho d’Água a 26 de Outubro de 2017, às 21h00. A apresentação do livro propôs uma conversa com Fiona Shipwright, a designer Diana Portela e a crítica de arquitectura Ethel Baraona Pohl. Editada por &beyond e publicada pela editora especializada dpr-barcelona, este volume integra a colecção que acompanha o projecto da Future Architecture Platform, da qual a Trienal de Arquitectura de Lisboa é membro desde a sua criação.

Esta conversa, que incluiu um cocktail dinatoire, realizou-se na sequência da conferência de Distância Crítica que elegeu quatro emergentes do call da Future Architecture, representando um segundo momento de encontro entre diferentes gerações de pessoas que operam em arquitectura. Neste contexto, foi criada uma pop-up book store para promover a venda da colecção completa. O primeiro volume tinha sido apresentado em Portugal no enquadramento da reunião de coordenação dos membros da Future Architecture em 2016.

O Volume 4 de Thresholds, A field guide to navigating the future of architecture, editado por Sophie Lovell e Fiona Shipwright, levanta duas grandes questões: «como podemos navegar em direcção a algo quando não há pontos fixos, quando não podemos determinar a nossa posição?» e «como sabemos para onde ir, ou como sabemos que já chegámos lá?» É uma investigação sobre como a arquitectura, tradicionalmente considerada uma actividade virada para o futuro, pode responder melhor quando nos encontramos no limiar de um estado ‘pós-futurista’ em que o futuro não está necessariamente à nossa frente, mas em todo o lado e agora.

Os contribuintes incluem: Nora Akawi, Florian Bengert, Filipe Estrela, Mariabruna Fabrizi, Nikita Gyawali, Ana Jeini, Holly Lewis, Fosco Lucarelli, Brett Moore, Sara Neves, Paolo Patelli, Pedro Pitarch, Blanca Pujals, Benedikt Stoll, James Taylor Foster, John Thackara and Andreas Töpfer.

Ficha técnica:
Título: Archifutures. Volume 4: Thresholds. A field guide to navigating the future of architecture.
Edição: Sophie Lovell, Fiona Shipwright — &beyond
Design: Diana Portela
Editora: dpr-barcelona
Língua: Inglês
Capa: Capa mole com abas
Dimensão: 17 x 23 cm
Número de páginas: 210
Imagens: Cor
Data: Outubro de 2017
ISBN: 978-84-947523-3-9