MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Os resultados de um Projecto Relâmpago

Data
07 MAR 2022 - 11 MAR 2022
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Edição
14ª
Participantes
Joana Braga, Sérgio Antunes, Patrícia Robalo, Khadijah Benis
Co-Produção
NucleAR - Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico

O pólo cultural da Trienal tem acolhido diversas iniciativas formativas organizadas pelas escolas de arquitectura, como o curso Visiting School Lisbon da AA, o Colóquio Internacional da UAL e ISCTE, exposições de finalistas da Faculdade de Belas-Artes, programas imersivos do IADE, ou três edições da Summer School da University of Western Australia. 

Em 2022 recebemos o Projecto Relâmpago organizado pela NucleAR: a associação estudantil do Instituto Superior Técnico. Durante cinco dias, 110 participantes ocuparam o último piso ainda em transformação do Palácio Sinel de Cordes. A reabilitação em curso deste espaço funcionou como um incentivo à criação, pela oportunidade de estabelecer um maior conhecimento mútuo entre uma nova geração e a Trienal enquanto organização cultural. Nas palavras da aluna Maria Margarida Rebelo, «o espaço concedido ao Projecto Relâmpago, da envolvente ao próprio Palácio em reabilitação foi o cenário perfeito para “viver” a arquitectura.» 

O programa teve o mérito de incluir apresentações de ateliers e profissionais que vão «para além do que nos é apresentado» e a informalidade com que se pautou aproximou inscritos e docentes. «A diversidade de alunos com diferentes graus de conhecimento e experiências ajudou ao desenvolvimento de uma prática de comunicação na arquitectura.» Esta aprendizagem recíproca entre estudantes do primeiro ao quinto ano foi outra das principais mais-valias, tanto pela valorização do trabalho em equipa como pela entre-ajuda na gestão do tempo deste exercício ambicioso com um período de resolução curto.

Os grupos realizaram 14 projectos em torno do limite oriental da parte consolidada de Lisboa. As propostas desenharam um novo espaço público no encontro com o rio através de novas abordagens a um território fragmentado por infraestruturas viárias, vazios urbanos e ‘cicatrizes’ na paisagem, sem esquecer o diálogo com o passado rico deste lugar. O júri destacou o trabalho de dois grupos que traduz o entusiasmo com que agarraram o desafio do programa.

A semana terminou com uma festa no pátio ao fim do dia, momento em que a Trienal ofereceu a cada participante e docente um conjunto de publicações suas: a trilogia dos catálogos da Trienal 2010, as quatro publicações temáticas da Trienal 2016 e a Antologia Nu.

Nesta galeria de fotografias podem rever alguns momentos do Projecto Relâmpago.