Luciana Fina apresenta documentário In Media Res
Após a participação em Novembro no DocLisboa ’13, o documentário estreia agora nos Estados Unidos, na selecção internacional Architecture and Design Film Festival e viaja agora até quatro cidades americanas para a competição internacional deste festival de cinema, com sessões em Los Angeles (15 e 15 Março), em Chicago (Abril), em Nova Iorque (Outubro), e em Seattle para o Northwest Film Forum de Seattle, um festival dedicado ao cinema documental (3 Novembro 2014).
In Media Res nasceu no âmbito de um projecto de produções cinematográficas da Fundação Calouste Gulbenkian sobre grandes intérpretes da arquitectura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.
Os textos de Manuel Tainha, no oitavo filme realizado por Luciana Fina, enaltecem uma personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade. O arquitecto português acreditava que a disciplina e os projectos assentavam no paralelo e constante exercício da escrita, conjuntando espaço, luz e materiais com movimento, tempo e vida que os habitam. A Trienal de Lisboa apoiou a divulgação desta iniciativa que representa uma oportunidade de disseminar a literacia arquitectónica.