MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Ordem distingue actividade da Trienal

A Trienal de Arquitectura de Lisboa foi distinguida com a outorga do título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos no dia 20 de Outubro. Anualmente, a Ordem reconhece actividades pessoais ou colectivas directa ou indirectamente ligadas à arquitectura e que comprovadamente dêem importantes contribuições no âmbito dos seus objectivos estatutários.

A celebração pública desta distinção, no dia 27 de Outubro de 2022, que contemplou 12 novos membros honorários, integrou a sessão solene deste ano das Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura no auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, onde José Mateus, fundador e presidente da Trienal, marcou presença em representação da associação.

Celebramos 15 anos de existência. É para nós uma grande honra receber este reconhecimento de uma actividade consistentemente desenvolvida desde 2007 através da investigação, dinamização e promoção do pensamento e da prática da arquitectura, um labor que não se esgota no fórum de debate, reflexão e divulgação que a cada três anos cruza fronteiras disciplinares e geográficas. 

A 6.ª edição, Terra - aberta até 5 de Dezembro - tem também sido muito bem acolhida pela crítica e profissionais como vai revelando a imprensa especializada:

«Lisbon Architecture Triennale 2022 offers a fresh exploration of Earth», Natasha Levy in Wallpaper, 6/10/2022

«La Triennale de Lisbonne, qui se tient depuis samedi 1er octobre, n'a pas déçu ceux qui la considèrent comme l'un des rendez-vous architecturaux les plus importants de la scène mondiale. La tenue quasi simultanée de nombreuses biennales et autres manifestations internationales (Oslo, Rotterdam, Tallinn, Orléans-Vierzon, Chicago, Shenzhen, Sao Paulo et j’en passe), n'enlève rien à son attrait», Christophe Catsaros in Espazium, 24/10/2022

Todas as edições da Trienal de Arquitectura de Lisboa têm sido distinguidas com o Alto Patrocínio de S. Ex.ª o Presidente da República Portuguesa. Desde 2013, beneficiamos do Estatuto de Utilidade Pública, tendo sido conferido, desde 2010, pelo Ministério da Cultura, o estatuto de Interesse Cultural.

Reveja aqui o vídeo da cerimónia de entrega desta distinção.