Revelada a shortlist do Prémio Universidades
Projectos seleccionados para o Prémio Universidades © DR
A selecção resulta de uma chamada aberta internacional para responder ao desafio proposto pela curadoria, Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino, da Territorial Agency: Make it Lighter (fá-lo mais leve, numa tradução livre). Sublinhamos o empenho das escolas de arquitectura e outras disciplinas adjacentes na resposta ao repto lançado pela curadoria, que, uma vez mais, reforçam a participação da academia no programa da Trienal.
Recebemos 35 propostas elegíveis, das quais 27 na categoria de Mestrado e 8 de Investigação. Chegaram de 18 universidades distintas, em que se contam sete nacionais, e de várias partes do mundo.
O colectivo responsável pela escolha é constituído por Carla Leitão, Cruz Garcia, Dubravka Sekuliĉ, Nick Axel e a curadoria da Trienal 2025. O júri considerou que são propostas que permitem um olhar crítico e aberto à discussão sobre a actual prática da disciplina.
Proponentes e autorias, estudantes e investigadores, irão agora trabalhar, em conjunto com a curadoria, no desenvolvimento das propostas e a sua integração nas respectivas exposições, desenho expositivo, e narrativa de conteúdos.
As propostas vencedoras das duas categorias – Mestrado e Investigação – serão anunciadas durante os dias inaugurais da 7.ª edição da Trienal (02 a 04 de Outubro). Ambas receberão um galardão desenhado por Álvaro Siza Vieira, produzido a partir de desperdícios mármore de Estremoz.
The Weight of Words
FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU)
Maria Neto, investigadora proponente, Pedro Leão Neto, coordenador e Jorge Marum, investigador
Quantifying the Urban!
FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal
Mestrado Integrado em Arquitetura
Clara Vale, professora proponente, Diego Inglez de Souza, assistente, Clara Sprung, Sofia Beltrão, Matilde Ferreira e Ricardo Mancini, estudantes
Atlas of Post-Carbon Architecture
ÉNSA Versailles – École nationale supérieure d’architecture, CY Cergy Paris Université, França
Laboratoire de recherche LéaV
Susanne Stacher, coordenadora proponente, Philippe Rizzotti, investigador doutorando
De Facto Providence
RISD – Rhode Island School of Design, Providence, Estados UnidosDepartment of Architecture
Stephanie Rae Lloyd, professora assistente proponente, com estudantes de mestrado
Dust
MOME – Moholy-Nagy University of Arts and Design Budapest, HungriaResearch Unit of New Materialities (R.U.M.)
Ákos Schneider, coordenador proponente, Tekla Gedeon, Péter Hámori e Máté Hulesch, investigadores
Immaterial Matters
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, PortugalCentro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET)
Programa de Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos Alexandra Paio, coordenadora proponente, Inês Nascimento, Raquel Lopes, Lorenzo Iannizzotto e Elian Stefa, investigadores
Juntos, os prémios Trienal de Lisboa Millennium bcp (Début, Carreira e Universidades) marcam três momentos que evidenciam fases diferentes do percurso das pessoas que praticam arquitectura, ou o fazem na forma de produção de conhecimento ou debate teórico.
Desde a primeira edição, a Trienal de Lisboa convida as Universidades a fazer parte do seu grande fórum. De exposições com projectos de programas de mestrado, passou, desde 2022, a incluir também a categoria de investigação, e as propostas são integradas nas exposições centrais delineadas pelas curadorias.