MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

A exposição Efeito Instituto envolve jovens designers

Data
10 SET 2013 - 14 SET 2013
Local
MUDE - Museu de Design e da Moda
Preço
Gratuita
Equipa
Sam Baron, Fabrica
Informação adicional
A participação no workshop foi por open call.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa realizou, entre 10 e 14 de Setembro, um workshop integrado na exposição O Efeito Instituto, a par da terceira edição do evento Close, Closer. A premissa desta exposição, com curadoria de Dani Admiss, partia da ideia de que as instituições são mediadores da prática arquitectónica e geradoras do seu discurso. Revistas, jornais, websites, galerias, espaços de projecto, arquivos, bibliotecas e museus por todo o mundo situam a prática da disciplina, comissariam e escrevem a sua história futura, são indiscutivelmente tão influentes no panorama actual quanto os autores que lhe dão nome, os arquitectos.

Workshop inicial para a exposição O Efeito Instituto ©Gonçalo Fonseca


Esta iniciativa foi coordenada por Sam Baron e liderada pela Fabrica, o centro criativo italiano da Benetton criado em 1994, a partir da vontade de Luciano Benetton e Oliviero Toscani, num espaço de arquitectura reabilitado por Tadao Ando. Uma abordagem de inspiração renascentista que privilegia o aprender fazendo, onde talentos criativos com menos de 25 anos de todo o mundo experimentam a comunicação contemporânea através de uma constante contaminação entre diferentes disciplinas, tais como fotografia, vídeo, gráficos, design, música e digital. A Fabrica também organiza um programa de workshops, palestras e experiências de formação onde os mundos da arte, cultura e investigação se encontram para desenvolver novas ideias. Arquitectos, músicos, historiadores, designers, artistas, designers de interacção, directores de arte e sociólogos de renome internacional colaboram com esta instituição. 

Imagem dos elementos a integrar no desenho expositivo de O Efeito Instituto no espaço descarnado do MUDE

Tool Kit do desenho expositivo concebido pela Fabrica ©GonçaloFonseca

Em Portugal, o workshop associado à exposição O Efeito Instituto envolveu alunos de diferentes escolas portuguesas, numa chamada a todos os jovens até aos 25 anos, que actuassem nas áreas de design da comunicação, produto e industrial. Uma acção inédita que contribuiu para a criação do desenho expositivo desta exposição central da Trienal 2013, desenvolvendo elementos como mobiliário e identidade visual para um instituto fictício, num laboratório em tempo real. O envolvimento da comunidade escolar foi enaltecido e uma mais valia, tal como nos contou uma das participantes:

"Este workshop permitiu, pela primeira vez durante a faculdade, ter oportunidade de entrar num projecto de design gráfico para a área cultural e ter o meu trabalho exposto. Tive contacto com a equipa de design da fábrica mas também com o “cliente” a equipa da instituição que escolhi trabalhar, os Z33. A equipa da Fabrica acompanhou-nos pelo processo criativo contribuindo com as suas próprias formas de fazer, abrindo caminho para criar novos processos criativos mas também para saber por as mãos na massa. No final o resultado superou as minhas expectativas, e ajudou a definir o que queria explorar durante e pós a faculdade." - Raquel Guerreiro.

Workshop da Fabrica, O Efeito Instituto, Trienal 2013 © Luke Hayes

Com inscrição gratuita, as vagas foram todas preenchidas neste workshop que teve lugar no MUDE - Museu de Design e da Moda, e foi liderado por uma equipa internacional de designers da Fabrica. Uma forma de explorar novas formas de pedagogia num workshop de participação intensiva. Assumindo-se como uma exposição work-in-progress foi dada aos visitantes a possibilidade de participar em actividades diversas, sendo este workshop o momento de arranque. Durante o período de abertura, onze institutos instalaram-se no MUDE para desenvolver conteúdos que integraram a exposição, de 11 de Setembro a 1 de Dezembro de 2013, entre os quais a Fabrica (Itália), a Storefront for Art and Architecture (USA), o Institut für Raumexperimente (Alemanha), o Strelka Institute (Rússia), o projeco Spatial Agency (Reino Unido), o SALT (Turquia), o Urban Think Thank (USA), o Center for Urban Pedagogy (USA), Z33 (Bélgica), Liga (México), Design as Politics (Alemanha) e Jornal Arquitectos (Portugal).

A cada instituto convidado, um desafio e uma experiência, desde visitar uma construção à escala 1:1 reimaginada de uma galeria de arquitectura mexicana, produzir uma experiência editorial ou explorar Lisboa através de uma série de intervenções alternativas em toda a cidade.

Mesa de Trabalho ©Gonçalo Fonseca