Sobre

Sobre
Desde 2012, o Open House Lisboa oferece a um público alargado o livre acesso à arquitectura da cidade. Durante um fim-de-semana, e através de um roteiro novo todos os anos, celebra os melhores exemplos de arquitectura um pouco por toda a cidade, dos espaços privados aos públicos, contemporâneos ou históricos. Promove-se um diálogo e uma aproximação à arquitectura e ao desenho do espaço de referência que sustentam uma cidade vibrante para viver, trabalhar e aprender, através de visitas a espaços habitualmente inacessíveis ao olhar do público, percursos urbanos desvendados por especialistas e ainda passeios sonoros que pode fazer em qualquer altura. Com uma grande variedade de espaços e os programas Júnior, Plus e visitas acessíveis, pode escolher o que mais apele à sua curiosidade, interesse ou conveniência de localização. Está nas suas mãos!
A 12ª edição comissariada pelo colectivo Embaixada, realiza-se nos dias 13 e 14 de Maio de 2023.
Como Funciona
O OHL é um programa de visitas, com duração variável, ao longo de um fim-de-semana. A tónica é colocada em projectos contemporâneos, e o roteiro abrange várias tipologias de espaços com diferentes usos e funções.
Para além das visitas ao interior dos edifícios, também fazem parte do programa:
- percursos urbanos a pé acompanhados por especialistas
- passeios sonoros orientados por narrações, por vezes com cariz mais histórico ou poético, que pode pode descarregar para o dispositivo móvel e fazer quando lhe for mais conveniente
As visitas são todas gratuitas, algumas com reserva prévia, e com três formatos à escolha: livres, acompanhadas por especialista ou acompanhadas pelo voluntariado que constitui a cara deste evento anual.
No site do OHL pode consultar:
- a lista de espaços disponíveis para visita, saber os horários de cada um deles e fazer a sua reserva (quando necessário) uma semana antes de começar o evento
- o Atlas com a colecção de espaços que participaram ao longo de todas as edições que já se realizaram
Em espaços seleccionados realizam-se eventos Plus para enriquecer a experiência da visita com concertos, projecções, performances, exposições, instalações ou workshops. O programa Júnior oferece desafios e actividades para os mais novos e um programa de acessibilidade adaptado a pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas surdas ou com deficiência cognitiva.
História
Fundada em 1992 por Victoria Thornton, a rede Open House Worldwide conta hoje com 50 cidades por todo o mundo, como Londres, Nova Iorque, Buenos Aires, Lagos ou Seul, com cerca de dois milhões de visitantes só no ano de 2019. Em Lisboa, desde 2012 que a Trienal torna espaços de diferentes naturezas acessíveis ao público: monumentos, teatros, casas privadas, escolas ou igrejas, criando oportunidades para descobrir os locais que demonstram o papel decisivo da arquitectura na vida das pessoas e exemplificam o valor do património edificado. Em 2015 e 2016, a Trienal lançou ainda o Open House Porto envolvendo a Casa da Arquitectura. Sempre à procura de novas formas de juntar mais pessoas à experiência de turista na própria cidade, o OHL 2020 estreou um novo formato adaptado ao contexto pandémico, propondo uma reinterpretação da capital com passeios sonoros guiados pelo imaginário de lisboetas muito especiais. Em 2021 o Open House navega até à margem sul do Tejo e alarga o território a Almada, com espaços e percursos que seguem as linhas de água das duas áreas urbanas sublinhando o papel do rio.
Organização
A Trienal de Arquitectura de Lisboa organiza o OHL desde 2012, em parceria com a EGEAC desde 2015.
A Trienal é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática da arquitectura. A cada três anos, realizamos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas. Organizamos também os ciclos de conferências de arquitectura e eventos no pólo cultural onde estamos sediados — o Palácio Sinel de Cordes.