Regressamos a 10 e 11 de Maio de 2025

10 e 11 de Maio 2025
Em 2025, contamos consigo a 10 e 11 de Maio para mais um fim-de-semana de visitas e passeios gratuitos recheado de actividades abertas a toda a gente.
A jovem dupla Daniela Sá e João Carmo Simões, por detrás da atelier de arquitectura JCS Arch+ e editora de livros Monade, traz um olhar fresco sobre dezenas de espaços ímpares da cidade ao longo do tempo, dos romanos ao século XXI e do Restelo a Moscavide.
Celebramos 14 edições continuando a tónica da acessibilidade, com visitas tácteis, descontraídas e em Língua Gestual Portuguesa, e um rol de eventos júnior dá as boas-vindas a toda a família. Como já é tradição, lançaremos um novo passeio sonoro, para explorar de forma independente mais um bairro de Lisboa, pela voz de quem conhece os recantos da cidade.
Vemo-nos na Primavera!
Comissariado
A jovem dupla Daniela Sá e João Carmo Simões assume o comissariado do Open House Lisboa 2025 e quer trazer uma nova perspectiva sobre os espaços que marcam a história e a identidade da capital.
Daniela é arquitecta e conferencista. Com João Carmo Simões em 2016 funda a editora Monade, que promove publicações de excelência em torno da disciplina. O livro “FEP / Viana de Lima” vence o prémio DAM Book Award 2024 de melhor publicação de arquitectura. Em 2021, organiza uma palestra em que juntou nomes indiscutíveis como Álvaro Siza, Kenneth Frampton, Barry Bergdoll, Francesco dal Co e Jonathan Sergison.
João é mestre em arquitectura e conferencista. Em 2012, funda o atelier JCS Arch+ e o seu trabalho merece destaque nas revistas Monocle, Património, Observador e em livros “Portugal: The Monocle Handbook” e “Portuguese Modern Apartments”. Os seus projectos têm sido reconhecidos além-fronteiras com a nomeação para o EUmies Award 2024 European Union Prize for Contemporary Architecture.