Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

A 12.ª edição está a caminho

13 e 14 de Maio de 2023

Onde estavam os edifícios antes de serem construídos? E para onde vão quando os abandonamos?

Em 2023, o Open House Lisboa regressa a 13 e 14 de Maio pela mão do colectivo Embaixada, habitantes de longa data de Lisboa e Almada e conhecedores dos seus recantos e atalhos. Este Open House propõe olhar para as arquitecturas que nos rodeiam enquanto entidades vivas, com um antes e depois. Durante um fim-de-semana, levam-nos numa deriva para descobrir o nascimento, vida, morte e renascimento dos edifícios que constroem as duas cidades.

Não existe maior sustentabilidade do que a renovação cíclica do uso que damos à arquitectura que habitamos colectivamente ao longo de séculos. Esta generosa cadeia de gerações transforma, repara e amplia, acrescentando aos lugares novas camadas de tempo e materiais. A vitalidade urbana é feita da convivência dos diferentes momentos deste fluxo contínuo: Vazio, Construção, Edifício e Ruína.  Bairro a bairro, rua a rua, cada parte contribui para um corpo em constante mutação a que chamamos cidade.

Convidamos a explorar as várias vidas e autorias que resgataram estes espaços, numa viagem pelos gestos que vão moldando as cidades e que fazem delas expressão material da nossa identidade.

Para quem quiser participar, a call do Voluntariado está aqui.

Embaixada comissariam a 12.ª edição

O colectivo Embaixada foi criado em 2002 por sete jovens com formação em arquitectura e é actualmente liderado por três das pessoas que o fundaram: Cristina de Mendonça, Nuno Griff e Paulo Albuquerque Goinhas.

A sua equipa integra pessoas de várias partes do mundo, numa hierarquia dinâmica, originando espaço para a discussão e um forte potencial criativo, com ampla capacidade de adaptação à diversidade. Este grupo é movido pela ambição de responder de forma inédita aos requisitos da vivência contemporânea. Cada trabalho é desenvolvido como um protótipo para o futuro, sejam para entidades públicas ou privadas, concursos, exposições ou conferências, um pouco por todo o mundo.

Favoritos
Animação de Carregamento