Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Open House Júnior

Para crianças dos 6 aos 12 anos.

Neste Open House também há actividades para fazer em família. São desafios com formas, casas, ruas e paisagens para realizar com as crianças ao longo dos passeios pela cidade. Durante o evento (26 e 27 de Setembro 2020), fichas impressas estão disponíveis nos pontos de informação onde se encontra a equipa de voluntariado. Neste site, também pode descarregar estas mesmas fichas e fazê-las em casa ou até em contexto escolar.

Apresentamos um conjunto de actividades para interagir com o espaço que nos rodeia – as nossas casas, ruas, bairros e cidades. Ajudam a observar e a pensar o que vemos e experienciamos através do desenho, fotografia, escrita e fala, explorando os sentidos e a relação do corpo com o espaço envolvente.

Ficha 1: Formas / Figuras

A composição do ambiente construído – edifícios, ruas , cidades – e dos elementos da arquitectura – colunas, arcos, cúpulas – resultam de necessidades específicas e da coerência entre o exercício da abstracção e a experiência do mundo físico. Esta actividade procura dar entender clareza, simplicidade e modos de organização, para reconhecer a flexibilidade que uma estrutura aparentemente rígida pode oferecer. Cada elemento é essencial e do conjunto advém equilíbrio.

Xerox Center, Promontório © Rui Morais de Sousa

FICHA

Ficha 2: Casa / Cara

É-nos inato reconhecer nas simetrias de obras construídas os elementos que ornamentam a nossa cara: olhos, nariz, boca, orelhas. Temos um instinto de atribuir identidade aos edifícios criando actores para a narrativa da nossa envolvente. Nesta actividade exploram-se relações de imagem e significado identificando correspondências: janelas que são olhos por onde a casa espreita de dentro, um telhado que é um chapéu e cobre um sótão cabeça.


Casa Teófilo Braga, ARX © FG + SG

FICHA

Ficha 3: Criaturas / Paisagens

Guiamo-nos pelas experiências que vivemos e pelas que nos contam os com quem nos cruzamos. Mas também somos guiados pela imaginação. Um espaço onde existem lugares, histórias e seres que cada um constrói na sua mente. As nossas memórias e as nossas ideias interligam-se num ciclo criativo. Estes desafios sobre criaturas e paisagens abrem possibilidades de descoberta de outros mundos e formas de viver.

FICHA

Favoritos
Animação de Carregamento

Lisboa ao ouvido

O Open House Lisboa 2020 é feito de oito passeios sonoros distintos. Uma edição segura, para conhecer Lisboa de forma independente e guiada por oito personalidades da cultura.

Saber Mais