Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

A aventura dos sentidos

Visitas acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão, surdas, mobilidade condicionada ou deficiência cognitiva

Temos um programa sensacional

Com a acessibilidade no centro do Open House Lisboa, queremos aprender em diálogo com toda a gente. Por isso, a troca de experiências inclusivas está em destaque no nosso programa.

As inscrições nas actividades acessíveis são gratuitas. Até sexta, 10 de Maio, para visitas@trienaldelisboa.com, ou ligue-nos para: 911 531 627

Para pessoas cegas ou com baixa-visão há uma visita táctil a um apartamento recém-reabilitado na Trindade. O pé-direito, a relação entre divisões e os detalhes em madeira e pedra são os ingredientes perfeitos para conhecer as curiosidades que compõem a reabilitação.

  • Domingo às 10 horas. O ponto de encontro é a paragem Largo da Trindade Coelho. Dura 60 minutos e é dada pela Locus Acesso com apoio do voluntariado.

Em alguns espaços do Bairro Alto o voluntariado está disponível e sensibilizado para fazer audiodescrições entusiasmantes e cuidadas. Ao inscrever-se indique o primeiro espaço e hora de visita para marcar encontro junto à paragem de transportes públicos mais próxima.

Nos locais da EGEAC – Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Atelier-Museu Júlio Pomar, Galeria da Avenida da Índia e Galeria Quadrum – temos maquetes tácteis, desenhos em relevo e textos aumentados e em Braille. A exploração é autónoma, para sentir na pele a relação destes espaços com a cidade.

Para pessoas surdas, há interpretação em Língua Gestual Portuguesa na visita ao bairro das Fonsecas e Calçada. Quem não necessitar de intérprete LGP, basta aparecer no próprio dia com a antecedência necessária.

  • Domingo às 11 horas, com duração de 60 minutos

Para pessoas com mobilidade condicionada, temos mais de uma dezena de espaços com diagnóstico de acessibilidade total. Também podemos aprendemos sobre acessibilidade e espaço público no passeio urbano acessível a Telheiras Sul, com a presença de Manuela Oliveira, arquitecta e embaixadora da Associação Salvador.

  • Sábado às 16h. Duração de 90 minutos e ponto de encontro na Rua Professor Francisco Gentil, 8

A visita relax ao Palácio do Grilo é adaptada ao barulho e movimento para quem necessite de calma e descontracção a um ritmo pausado.

  • Sábado às 10h30, para 10 participantes mais acompanhantes

Na vertente da sensibilização há lugar para a exploração sensorial com o workshop Thalia Hali Alia. Ao brincar com os cinco sentidos e com a mobilidade relaciona-se o corpo com as texturas, o eco, a luz e os aromas dos materiais.

  • Sábado às 15h, no Teatro Thalia, para maiores de 12

As famílias também estão convidadas a participar na leitura e oficina de desenho táctil, a propósito do livro infantil que vamos lançar, Uma Casa é uma Montanha é um Chapéu.

  • Domingo às 15h, na Casa do Comum, para crianças entre 6 e 12 anos
Favoritos
Animação de Carregamento