Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Concurso NucleAR já tem vencedora

Concurso NucleAR já tem vencedora

A NucleAR – Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico desafiou quem frequenta o 5.º ano do curso de arquitectura a participar num Concurso de Fotografia para a 10.ª edição do Open House Lisboa. O tema escolhido para este ano foi Reconectar com a Arquitectura, abrindo muitas possíveis relações com o evento. A direcção do núcleo considera «de elevada importância, nestes tempos de incerteza, o desenvolvimento destas actividades que permitam às pessoas aproveitarem a arquitectura de forma segura.»

Face à percepção de enorme valor desta iniciativa, a NucleAR sugeriu a participação de estudantes do Técnico na edição de 2022 do OHL, um interesse no envolvimento no Open House que a Trienal acolhe com grande satisfação. As fotografias resultantes deste concurso poderão também integrar o filme de Os Caminhos da Água, trazendo para este registo documental o olhar da futura geração sobre o roteiro concebido pelo atelier de arquitectura paisagista Baldios, que comissariou o evento.

Por convite da NucleAR, a selecção da fotografia vencedora coube à Trienal, uma tarefa que não se revelou fácil. Como apontado pela coordenadora do Open House, Carolina Vicente, «A qualidade das fotografias dificultou a nossa escolha. Depois de alguma reflexão, a fotografia eleita é a do Teatro Municipal Joaquim Benite, projecto de arquitectura de Egas José Vieira e Manuel Graça Dias, registada por Matilde Aleixo.»

A eficácia da composição gráfica e de planos, aliada ao facto de não ser evidente tratar-se da fachada de um edifício, cujo revestimento em pastilha azul nos remete para os revestimentos de piscinas e nos transporta para o elemento da água – tema central desta edição – foram as razões que nos levaram a eleger esta imagem vencedora.

Favoritos
Animação de Carregamento