3ª Edição, 2014

Texto Curatorial
A terceira edição do Lisboa Open House regressa no fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro. O sucesso das duas anteriores edições, que entre 2012 e 2013 totalizaram 30.000 visitas em dois fins-de-semana, antecedem a edição de 2014.
Este ano, o evento abre as portas de 28 novos locais num total de 70 espaços, que poderão ser todos visitados de forma gratuita.
Esta iniciativa, acolhida por cidades como Londres, Nova Iorque ou Buenos Aires, foi criada em 1992, por Victoria Thornton, com o objectivo de dar a conhecer espaços de valor arquitectónico e cultural de referência a um público muito alargado. Em 2012, o Open House chegou a Lisboa e desde então o evento estabeleceu-se na cidade e vive de uma estrondosa adesão. Uma oportunidade única de visita e descoberta de espaços cuidadosamente seleccionados, que demonstram o papel decisivo da arquitectura na vida dos cidadãos, que exemplificam o valor do património edificado e que promovem o pensamento e o debate.
Nesta terceira edição, o público terá acesso a um extenso programa de percursos e de visitas comentadas. A selecção dos espaços baseia-se não só na importância cultural e arquitectónica mas também na diversidade de tipologias e épocas. De palácios a casas privadas, de escolas a igrejas: os visitantes podem ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis, acompanhados por voluntários informados ou mesmo pelos autores dos projectos
Vários espaços favoritos mantêm-se no roteiro, como a Fundação Champalimaud, o Teatro D. Maria II, o Teatro Thalia ou o Observatório Astronómico de Lisboa. Mas novos locais integram o guia desta edição tais como o Cinema Ideal, a Casa da Severa ou as casas privadas na Baixa; Há ainda sedes de empresas e instituições que, por norma, não são acessíveis para visita – como a Sede do Banco de Portugal, a sede da Vodafone, o Xerox Centre ou a Torre de Controlo Marítimo do Porto de Lisboa, entre muitos outros. Os percursos exteriores e visitas de Bairro também fazem parte do roteiro de 2014 e oferecem uma perspectiva integrada do crescimento e desenho urbano de Lisboa, em diferentes fases da sua história. Do Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica, as opções são cada vez mais alargadas: basta escolher.
Porque somos a Trienal de Arquitectura de Lisboa, temos o privilégio de contar com um grande número de visitas comentadas por reconhecidos nomes da arquitectura, como João Favila, João Luís Carrilho da Graça, João Pardal Monteiro, João Pedro Falcão de Campos, José Adrião, José Neves, Manuel Graça Dias, Ricardo Bak Gordon, entre outros.
As portas estão abertas: entre e participe nesta experiência!
Nota do arquitecto
“Ver, e dar a ver abrindo portas ao que existe de arquitectura contemporânea, de autor e de tantas épocas diferentes do passado, os clássicos. Pretende-se das oportunidade de conhecer oito séculos desta cidade encantatória e colorida, apoiada numa topografia acidentada que esconde lugares surpreendentes.”
Fernando Sanchez Salvador, consultor curatorial do Lisboa Open House
Ficha Técnica
Open House Lisboa 2014
Comissário Fernando Sanchez Salvador | Coordenação OH Lisboa Inês Marques |
Coordenação de Voluntariado Susana Gaudêncio | Aula de Formação aos Voluntários Ana Vaz Milheiro |
Voz Off Inês Meneses | Tradução e edição Rute Paredes Susana Pomba |
Design de Comunicação Vivóeusébio | Tipografia Van Condensed by Ricardo Santos |
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Direcção José Mateus, Presidente Nuno Sampaio, Vice–Presidente José Manuel dos Santos, Vogal Maria Dalila Rodrigues, Vogal Pedro Araújo e Sá, Vogal | |
Director Executivo Manuel Henriques | Assistente de Direcção Ana Fernandes |
Comunicação e Imprensa Maria Schiappa (coordenação) Patrícia Lopes Teresa Vieira | Produção Isabel Antunes (coordenação) Inês Marques Liliana Lino Valentina Toscano |
Financiamento e Parcerias Sara Battesti |
Agradecimentos
Um MUITO OBRIGADO a parceiros e patrocinadores, aos espaços que abriram as suas portas, aos fantásticos voluntários que oferecem o seu tempo para que este projecto acontecesse e a si por participar neste evento.
Um obrigado especial a: todos os proprietários, anfitriões e todos os seus representantes neste projecto; todos os guias e orientadores de visitas e formadores de voluntários