Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Os Híbridos das Transições

Próxima edição: 11 e 12 Maio

Regressamos na Primavera, no fim-de-semana de 11 e 12 de Maio, com um programa desenhado por uma dupla que junta uma socióloga e um arquitecto: Sandra Marques Pereira e Alexandre Marques Pereira.

A mudança é uma característica intrínseca das cidades. Formas, materiais, métodos, funções ou vivências aparentemente inconciliáveis vão-se misturando ao longo do tempo. Não há cidades estáticas. No entanto, a mudança acontece através de transições que não são apenas o antes, nem só o depois. Não são exclusiva ou exactamente isto, nem aquilo – são o que está entre.

Regra geral são imperceptíveis, adaptando-se às necessidades espontâneas do seu tempo: das habitações construídas em espaços originalmente para outro fim, a conventos e palácios que tiveram ao longo da história muitas utilizações, ou territórios urbanos que mantêm vestígios do seu passado rural. Em Lisboa, muitas transições permanecem com maior ou menor longevidade em diferentes escalas.

Ser onde nunca foi, passar a ser, voltar a ser, deixar de ser. Olhar para a hibridez que compatibiliza o que parece ser contraditório é compreender a complexidade implícita em transformar a cidade, seja através da ruptura, continuidade ou tudo o que está pelo meio.

As visitas e passeios gratuitos com quem estuda, planeia e constrói a capital estão de volta, incluindo em inglês para um público cada vez mais cosmopolita. Com a tónica na acessibilidade, trazemos visitas sensoriais tácteis para pessoas cegas e amblíopes e em Língua Gestual Portuguesa. E os primeiros 50 anos de Democracia em Portugal têm também lugar nesta celebração do que fica e do que muda em Lisboa.

Em parceria com a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa, a iniciativa faz parte da rede Open House Worldwide que reúne quase 60 cidades e do consórcio europeu que oferece ao voluntariado um programa de intercâmbio. Junte-se à festa: estamos sempre abertos a sugestões de espaços, a chamada de voluntariado abre no início do ano e, claro, temos encontro marcado a 11 e 12 de Maio!

Favoritos
Animação de Carregamento