Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Sucesso no regresso do OHL ao formato tradicional

Trienal De Arquitectura Lisboa; OHL; Open House Lisboa; Apresentação; Lisboa; Almada; © Hugo David 2021;

Sucesso no regresso do OHL ao formato tradicional

É com enorme alegria que registámos uma excelente adesão à 10.ª edição do Open House Lisboa, desenhado pelo atelier de arquitectura paisagista Baldios (Samuel Alcobia, Catarina Raposo, Pedro Gusmão e Joana Marques), que assumiu o comissariado: «o Open House Lisboa elege a paisagem como protagonista, […] reconhece na água o elemento de união dos dois territórios e o fio condutor do roteiro. Os Caminhos da Água convidam assim ‘à descoberta de diferentes tipologias de edifícios que resultam do vínculo entre água e cidade, percorrendo o Tejo e os vales de ambas as margens. […] É pela relação com a água, enquanto recurso vital, que o futuro das cidades terá de passar’», [em entrevista no jornal Público, a 16/09/2021].

Esta edição foi um marco ao estender-se pela primeira vez a Almada e explorou Os Caminhos da Água, reunindo 68 espaços, 49 dos quais em estreia, e convidando a explorar as duas cidades através de sete percursos urbanos que deram a conhecer os principais vales de cada uma das cidades. Dois passeios sonoros puderam também ser feitos de forma autónoma. Oito eventos Plus, actividades independentes que derivaram de uma open call, vieram enriquecer a experiência de visita ao roteiro com workshops, concertos, experiências de desenho, caminhadas e exposições. Pela primeira vez também esgotámos as duas actividades para famílias: Colina Acima (Almada) e Colina Abaixo (Lisboa).

A grande adesão está evidenciada nas 12 455 entradas registadas nos dois dias do fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro de 2021. Apesar das dificuldades e restrições impostas pelo contexto actual, confirmamos a aposta no regresso do evento à versão presencial, voltando a abrir as portas de uma diversidade de espaços e a aproximar o grande público à arquitectura das suas cidades.

O postal comemorativo desta 10.ª edição, lançado em parceria com os CTT, também tem sido bastante procurado por quem é visitante regular do evento. (saber mais)

Nada teria sido possível sem o incansável apoio das nossas parcerias e o envolvimento de todas as pessoas e entidades proprietárias que generosamente abriram as portas, para além de 70 incríveis especialistas que em muito contribuíram para a qualidade e excelência deste memorável fim-de-semana. Na equipa de voluntariado, contámos ainda com 206 pessoas no terreno, que se encarregaram de ser as melhores guardiãs com que poderíamos contar. E porque o sucesso do Open House reside no envolvimento deste extenso grupo, o nosso profundo agradecimento por toda a generosidade, envolvimento e acompanhamento que uma vez mais dedicaram a esta celebração da arquitectura.

Do lado da equipa de voluntariado e especialistas já se tem sentido um retorno muito positivo e muita vontade de repetir a experiência em 2022:

«Foi uma experiência óptima, muito espírito de equipa e, de uma forma geral, uma interacção mesmo muito positiva com os visitantes. Continuem, eu se puder também continuo convosco.» Carmo Mestre, voluntária, Setembro 2021

«Tendo já participado anteriormente como especialista por parte da RTP – Rádios, esta foi a primeira vez fora do meu âmbito profissional que participei no Open House Lisboa.

Foi mesmo muito interessante […] foi muito bom o convívio e é nessa lógica que devem continuar. Pois, até para o ano. Abraços a todos e PARABÉNS!» Rui Santos, voluntário, Setembro 2021

«As cidades estão cheias desses lugares misteriosos que as pessoas não conhecem e, contudo, fazem parte do espaço que habitam.» José Mateus, presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa

Reveja aqui a reportagem fotográfica.

Pode consultar aqui o guia d’Os Caminhos da Água.

Favoritos
Animação de Carregamento