MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Projectos Associados

Edição
5ª Trienal de Lisboa
3 Out – 2 Dez 2019
Informação adicional
Curador-geral
Éric Lapierre

Alertas

Entrega de candidaturas: até 31 de Outubro 2018.2018-06-04

Alertas

Entrega de candidaturas: até 31 de Outubro 2018.2018-06-04

1. Sobre

A Trienal procura propostas nacionais e internacionais independentes de projectos autofinanciados que se articulem e complementem a programação central da 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa que terá lugar entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019. 

Os Projectos Associados podem ser exposições, workshops, conversas, e como novidade este ano – eventos de cinema ou música, que lidem com as problemáticas da arquitectura e estejam interessados na efervescência do debate. Todos estes eventos darão corpo a uma programação paralela de acontecimentos variados que pretende garantir a centralidade de Lisboa no debate arquitectónico internacional. Queremos também que se mostre uma produção independente, rica, de grande relevância e valor, tão essencial para os mecanismos culturais vivos da cidade.

Pretende-se que os projectos apresentados permitam estimular e questionar a prática e reflexão da racionalidade na arquitectura, consolidando a programação desta edição e assegurando um panorama criativo e cultural mais alargado. As propostas têm assim a oportunidade de ser expostas tanto a um público alargado como específico e dedicado, tirando partido de um evento reconhecido no meio cultural nacional e internacional.

2. Temas

A Trienal 2019, que tem como título principal "A Poética da Razão", acolherá e divulgará projectos que estejam ligados a um ou mais temas das suas cinco exposições nucleares:

2.1 Que investigue a maneira como a imaginação criativa é alimentada por uma luta contínua com o pensamento racional e crie sistemas racionais para materializar o seu próprio universo visual, físico e mental
2.2 Que seja baseado na economia de meios

2.3 Que pense de forma crítica a questão do ornamento contemporâneo

2.4 Que reflicta as relações entre arquitectura e permacultura, de forma literal ou metafórica/conceptual

2.5 Que investigue a questão da construção racional na contemporaneidade.


Informação adicional disponível sobre o que serão as referidas exposições da Trienal de Lisboa 2019, aqui.

3. Comunicação

Os Projectos Associados fazem parte do programa da 5ª edição da Trienal e serão divulgados em campanhas de comunicação, beneficiando assim de grande visibilidade. A Trienal actua como plataforma e agente de mediação entre público e autores promovendo o interesse e as potencialidades dos seus conteúdos.

4. Elegibilidade

Este concurso está aberto a todos os projectos que sejam autofinanciados, que ocorram na cidade de Lisboa e que tenham actividade prevista durante o período de 3 de Outubro a 2 de Dezembro de 2019, lidando com os temas propostos pelos curadores da Trienal.

5. Processo de Selecção

5.1 Júri
A selecção dos Projectos Associados será feita pelos curadores da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019, equipa liderada pelo Curador-geral Éric Lapierre, composta por Sébastien Marot, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Laurent Esmilaire, Tristan Chadney e Vasco Pinelo de Melo (consultor). Serão seleccionados até 12 (doze) projectos, podendo este número variar em função da qualidade e pertinência das propostas apresentadas.

5.2 Avaliação
Todas as propostas serão avaliadas em função da sua qualidade intrínseca, viabilidade e relação com o programa principal da 5ª edição da Trienal. Em fase de selecção, a Trienal poderá contactar os proponentes no sentido de esclarecer aspectos relevantes do projecto.

5.3 Restrições
Apenas uma candidatura por proponente será aceite. Caso seja recebida mais do que uma candidatura por proponente, apenas a última, submetida dentro do prazo limite, será considerada.

6. Informação Técnica

6.1 Orçamento
Todos os projectos deverão ser autofinanciados.

6.2 Localização
A Localização do projecto deve ser no concelho de Lisboa e/ou concelhos adjacentes.

6.3 Espaço, Produção e Comunicação
A produção, montagem e desmontagem das actividades propostas, bem como o espaço de acolhimento, a comunicação do mesmo, e qualquer licenciamento relacionado, são da inteira responsabilidade das/os proponentes.

7. Taxa de Inscrição

Não há taxa de inscrição.

8. Idioma

A totalidade da proposta deverá ser escrita em inglês. Língua comum a todos os membros do júri e equipa da Trienal.

9. Datas

Em caso de eventos de longa duração, a data de realização dos projectos terá de coincidir em, pelo menos, uma semana, com as datas da programação da 5ª edição da Trienal, a saber: entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019.

Entrega de candidaturas: até 31 de Outubro 2018
Anúncio da totalidade dos projectos seleccionados: Até 31 de Janeiro 2019.
Envio de informação final para constar dos documentos de promoção e divulgação da Trienal: Até 31 de Maio 2019.

10. Normas para submissão de propostas

10.1 Formulário
As propostas deverão ser única e exclusivamente submetidas digitalmente através do formulário online
Candidaturas enviadas por email, correio ou por qualquer outra via não serão aceites.

10.2 Dados de identificação

10.2.1 Proponente

  • Nome da Organização (facultativo)
  • Nome do Responsável do Projecto;
  • Data de nascimento;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Website (facultativo);

10.3 Dados sobre o projecto

10.3.1 Título do projecto

10.3.2 Síntese do projecto (máx. 100 palavras)


10.3.3 Proposta
A proposta deverá ser apresentada em formato PDF (não se aceita submissão de documentos noutros formatos), orientação horizontal, com o máximo de 6 Mb. Só é permitido submeter um ficheiro.

Neste documento deve-se incluir o nome, data de nascimento, nacionalidade e breve biografia de cada membro da equipa. Na apresentação da proposta deve também explicar a pertinência do projecto e ligação ao tema da 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, e deve também incluir três imagens que ilustrem a proposta desenvolvida.

10.3.4 Em caso de selecção, todas as informações constantes no formulário, bem como documentos anexos, poderão servir de base para a divulgação dos projectos.

11. Comunicação e Requisitos de Imprensa

11.1 Os projectos seleccionados serão divulgados nas campanhas de comunicação da 5ª edição da Trienal, beneficiando assim de uma visibilidade mais extensa.

11.2 Cada projecto seleccionado terá um destaque de comunicação e promoção em uma (1) das nove (9) semanas de duração da 5ª edição da Trienal. Esta semana será acordada entre os autores dos projectos seleccionados, os curadores e o departamento de comunicação da Trienal.

11.3 Todas as propostas seleccionadas devem fazer referência à Trienal de Arquitectura de Lisboa nos seus materiais de comunicação e divulgação bem como ao seu estatuto de Projecto Associado.

12. Direito de utilização e publicação de candidaturas

Ao submeterem as candidaturas, o proponente concorda que o seu trabalho seja usado em materiais promocionais relacionados com a Trienal de Lisboa, excepto quando indicado, sem prejuízo dos respectivos direitos de autor e de propriedade intelectual. A Trienal de Lisboa irá creditar a autoria de quaisquer materiais (texto ou imagem) utilizados.

13. Direitos de autor e de propriedade

É da inteira responsabilidade de quem se candidata assegurar que o trabalho apresentado não infringe os direitos de propriedade intelectual de terceiros, incluindo, mas não limitado a, direitos de autor, marca registada ou direitos sobre o design.

14. Alterações à proposta

14.1 Todas as alterações feitas às propostas apresentadas, quer sejam a nível conceptual (conteúdo, participantes, autores, ou áreas disciplinares) ou logístico (local, datas, duração) devem ser formalmente comunicadas à equipa da Trienal.

14.2 A Trienal reserva-se o direito de excluir qualquer projecto cujas alterações à proposta original comprometam a sua pertinência relativamente aos objectivos dos Projectos Associados.

15. Esclarecimentos

Todas as questões deverão ser enviadas para pa@trienaldelisboa.com

16. Disposições finais

A Trienal de Arquitectura de Lisboa reserva-se o direito de alterar o presente regulamento, comprometendo-se a divulgar essas alterações pelos mesmos meios utilizados na divulgação do regulamento original.




FAQ

Quando é que são publicadas as perguntas frequentes?

Em breve.