Blueprints for Agency: A Forecast Takeover
Alertas
Alertas
Sobre
A Forecast vai tomar conta do Palácio Sinel de Cordes durante um fim-de-semana em Abril. No âmbito da plataforma europeia LINA, a Forecast acolhe um programa aberto para descobrir e promover iniciativas na Área Metropolitana de Lisboa que tenham desenvolvido estratégias sustentáveis de trabalho com os – e não apenas nos – seus contextos para uma melhor coexistência. Durante o Takeover, a Trienal tornar-se-á um dos participantes orientados, sentando-se à mesa com os restantes projectos seleccionados.
Quer recuperem resíduos de materiais de construção ou se ocupem da protecção do solo; quer trabalhem através do artesanato, do design, ou de processos comunitários; quer sejam métodos inovadores ou ferramentas simples: A Forecast está à procura de abordagens que funcionem. Não importa se estas são soluções tradicionais, há muito estabelecidas ou desenvolvidas recentemente.
Com esta open call, a Forecast quer descobrir o que é específico a cada projecto: Quais os desafios e o que querem abordar ou mudar? Como procederam na procura de soluções? Como funcionam estas estratégias e que mudanças provocaram? Qual é a melhor maneira de resumir estes processos, do problema à solução?
As iniciativas seleccionadas serão retratadas numa série de pequenos documentários livremente acessíveis online, permitindo aos futuros participantes obterem conhecimentos a partir destas 'Blueprints' praticáveis. A 29 e 30 de Abril, os participantes aprofundarão estas iniciativas em workshops e mesas redondas no Palácio Sinel de Cordes, e poderão, além disso, participar na Forecast Condensed - uma forma experimental de mentoria que é empoderadora, positiva e construtiva, e que abre novos canais de conhecimento e experiência.
O que é a Forecast?
A Forecast é uma plataforma sediada em Berlim internacionalmente activa, dedicada ao apoio, orientação e promoção de práticas criativas arrojadas e profissionais audazes. Dirige um programa de mentoria que ajuda a concretizar projectos cuja ambição social e potencial de inovação se estende muito para além deles próprios e apoia o intercâmbio sustentável de conhecimentos entre diferentes disciplinas e formas de fazer para promover discussões abertas de ideias promissoras.
A Forecast desenvolveu a série 'Forecast Condensed', workshops que oferecem a indivíduos e colectivos criativos de uma vasta gama de disciplinas a oportunidade de examinar projectos e de potenciar o seu desenvolvimento. Um painel de mentores de múltiplos campos oferece a pessoas, grupos e organizações aconselhamento e feedback sobre os seus projectos. A abordagem da Forecast pode ser descrita como um processo de desenvolvimento prototípico, em que cada projecto é sondado para encontrar exactamente onde se encontram as suas qualidades particulares, força e potencial.
A Forecast é também propulsora de projectos de colaboração com múltiplos parceiros institucionais, tais como Driving the Human (2020-2023) e Housing the Human (2018-2019).
Elegibilidade
Pessoas singulares, empresas e comunidades de todos os sectores que queiram partilhar os seus conhecimentos como um modelo para outros sobre como se tornarem aptos para o futuro são todos bem-vindos. Os três critérios de elegibilidade são os seguintes:
- A candidatura pode ser individual ou colectiva
- O projecto deve estar activo
- Deve ser desenvolvido na Área Metropolitana de Lisboa
Programa
Na semana de 24 de Abril, as iniciativas seleccionadas serão documentadas numa série de pequenos vídeos intitulada ‘Blueprints for Agency’.
Durante o fim-de-semana de 29 e 30 de Abril, os projectos serão aprofundados em workshops e mesas redondas no Palácio Sinel de Cordes. Este evento incluirá: apresentações públicas das iniciativas retratadas nos documentários; Um plenário aberto à discussão sobre como estas podem ser adaptadas a diferentes geografias ou para lidar com diferentes desafios; uma activação destas iniciativas no Palácio, onde poderão mostrar o seu trabalho e promover o encontro com o público; um workshop ‘Forecast Condensed’, com rondas de discussão com um painel transdisciplinar de mentores que fornecerão feedback sobre questões específicas relacionadas com o projecto e sugerirão perspectivas para o seu futuro desenvolvimento.
Datas
- 28 de Fevereiro: Lançamento do open call
- 27 de Março: Data limite para o envio de candidaturas
- 28 de Março — 6 de Abril: Avaliação e selecção
- 11 — 21 de Abril: Pré-produção e contacto com os projectos
- 24 — 27 de Abril: Visitas aos projectos com a equipa de filmagem
- 29 e 30 de Abril: Workshop e festival no Palácio Sinel de Cordes
Formulário
Para participar e apresentar propostas, por favor preencha este formulário.A participação é gratuita.
Para mais questões, por favor contactar: eventos@trienaldelisboa.com
FAQ
Que iniciativas podem participar nesta open call?
Qualquer tipo de projecto inovador em curso, de qualquer campo, desenvolvido na Área Metropolitana de Lisboa, e centrado na sustentabilidade ambiental, social e económica.
Faço parte de um projecto que ainda não foi implementado, ou que esteve activo recentemente; podemos participar?
Os projectos que têm eventos efémeros ou que estiveram activos no passado e que desejam estar de novo activos num futuro próximo são todos bem-vindos. Os projectos que ainda não estão activos não são elegíveis para serem apresentados, mas são muito bem-vindos como convidados.
O que podemos beneficiar ao candidatar-nos?
As iniciativas seleccionadas têm ao seu dispor uma mentoria de profissionais com diferentes formações. Têm também a oportunidade de apresentar o seu projecto ao público da Trienal através da participação no Takeover Fest que terá lugar no Palácio Sinel de Cordes nos dias 29 e 30 de Abril. Por fim, recebem também um pequeno vídeo produzido pela Forecast, documentando a sua iniciativa para continuar a divulgá-la.
O que querem dizer com uma pequena série de vídeos documentais?
A Forecast vai produzir curtos vídeos sobre as iniciativas seleccionadas. A sua equipa viajará pela região de Lisboa e visitará cada projecto com um videógrafo. Durante o Takeover Fest que terá lugar no Palácio do Sinel de Cordes haverá uma projecção de uma versão compacta apresentando este conjunto de iniciativas.