MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Edição
Equipa
Beatrice Galilee, Liam Young, Mariana Pestana, José Esparza Chong Cuy, Dani Admiss
Website
Informação adicional

Locais: Museu da Eletricidade, Carpe Diem Arte e Pesquisa, MUDE Museu do Design e da Moda - Colecção Francisco Capelo, entre outras. 

Instalação Three Little Worlds, 2012. Architecture Foundation, Londres © Daniel Hewitt

Jimenez Lai

Début

Jimenez Lai, fundador do Bureau Spectacular, um estúdio de arquitectura com sede em Los Angeles, inaugurado em 2008. A sua prática destaca-se pela abordagem irreverente e narrativas de design subversivas, como evidenciado por projectos que desafiam as normas convencionais e redefinem as fronteiras arquitectónicas. Conhecido por combinar perfeitamente um estilo extravagante com a teoria arquitectónica para reprogramar modelos, uma profunda compreensão da materialidade enquanto busca a estética e demonstra funcionalidade, alinhando-se perfeitamente com os diálogos arquitectónicos contemporâneos. O seu compromisso com a sustentabilidade e originalidade notável levou à atribuição do novíssimo Prémio Début na Trienal de Arquitectura de Lisboa em 2013 (Close-Closer), reconhecendo a sua sofisticação e contribuições para o campo.


Finalistas

Assemble (UK)
Fundado em 2010 para construir um projecto auto-construído, o atelier Assemble tem mostrado desde então um corpo de trabalho diversificado e premiado, mantendo um método democrático e cooperativo que cruza arquitectura, arte e design.

Atelier Hirschbichler (Suíça)
Liderado por Michael Hirschbichler, opera na intersecção entre arte, arquitectura e antropologia. A sua abordagem multidisciplinar e os seus diversos projectos reflectem um compromisso para com explorações inovadoras do espaço, da cultura e do ambiente.

FALA (Portugal)
Este atelier português ganhou reconhecimento pelos seus desenhos distintivos e imaginativos, caracterizados por elementos lúdicos e por uma sensação de repetição. Os seus trabalhos geralmente incorporam materiais locais e respondem criativamente a restrições espaciais.

Frida Escobedo (México)
Nascida em 1979, é uma proeminente arquitecta mexicana conhecida pelo seu trabalho na concepção e restauração de espaços urbanos, como moradias, centros comunitários, espaços de arte e hotéis.

Gruppe (Suíça)
Estúdio de arquitectura com sede em Berlim, Alemanha, conhecido pela sua abordagem colaborativa e projectos inovadores. Ao fundir princípios arquitectónicos tradicionais com conceitos modernos, as soluções vanguardistas emergem da sua prática, abordando os desafios contemporâneos enquanto preservam o património arquitectónico.

Léopold Lambert (EUA)
Arquitecto, autor e académico conhecido pelo seu discurso crítico sobre arquitectura e urbanismo. É autor de "Weaponized Architecture: The Impossibility of Innocence", que explora as implicações políticas do design arquitectónico.

SAMI (Portugal)
Criado em 2005 por Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, o ethos da SAMI-arquitectos gira em torno da concepção de espaços que se integram perfeitamente com o seu entorno, enfatizando a sensibilidade e a precisão técnica em cada projecto.

SO-IL (EUA)
Com sede em Brooklyn, Nova Iorque, o SO-IL, fundado em 2008 por Florian Idenburg e Jing Liu, é reconhecido internacionalmente por se concentrar na criação de estruturas que oferecem novos espaços de cultura, aprendizagem e inovação.

Pedro y Juana (México)
Estúdio de arquitectura no México dirigido por Ana Paula Ruiz Galindo e Mecky Reuss. Ganhou reconhecimento por projectos como "Hellmut", que incorpora um conceito de espaço de exposição.

Sobre

O Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp foi criado em 2013 para celebrar e reconhecer novas vozes e abordagens à prática da arquitectura. Este galardão contribui para o crescimento criativo, intelectual e profissional dos jovens talentos numa fase crucial e potencialmente transformadora da sua carreira. O concurso está aberto a arquitectos com menos de 35 anos ou colectivamente a qualquer atelier de arquitectura com uma média de idades de 35 anos.

O Prémio Début é atribuído após uma selecção independente com duas etapas distintas. Primeiro, é aberta uma chamada à apresentação de candidaturas auto-propostas. Simultaneamente, algumas dezenas de individualidades da área da arquitectura a nível internacional são convidadas pela Trienal a nomear quem considerem merecer esta distinção. Depois, o conjunto das propostas é disponibilizado ao júri, que selecciona a lista de finalistas e a prática vencedora.

Para obter mais informações, por favor visite a página de open calls.

Júri

Beatrice Galilee
Diogo Seixas Lopes
Eva Franch
Ou NingTatiana Bilbao

Nomeantes

Abraham Thomas, Alexandra Cruz, Beatriz Colomina, Carla Leitão, Cláudia Taborda, Daniel Rosbottom, Didier Faustino, Fernanda Barbara, Fernando Romero, Finn Williams, Florian Beigel, Jodene Robinson, Julia Albani, Karen Wong, Keller Easterling, Luís Santiago Baptista, Matthias Böttger, Moira Lascelles, Remo Minerva-Crolla, Sam Jacob