MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Edição
Equipa
Delfim Sardo, Julia Albani, Ana Vaz Milheiro, Diogo Seixas Lopes, Manuel Aires Mateus e João Luís Carrilho da Graça, entre outros
Informação adicional

Locais: Museu Colecção Berardo, Fundação EDP - Museu da Electricidade, MNAC – Museu do Chiado, Centro Cultural de Cascais

As Piscinas de Marés, 1966. Leça da Palmeira, Portugal © Fernando Guerra

Álvaro Siza

Carreira

Álvaro Siza é um dos nomes mais conhecidos da arquitectura e uma referência mundial. Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, a sua primeira obra construída data de 1954. Com quase seis décadas de actividade ininterrupta e um portfólio que abarca diferentes tipologias e funções em inúmeros países, a sua carreira é unanimemente reconhecida pelo público e pelos seus pares, tendo-lhe valido prémios como o Pritzker Award (1992), a Medalha de Ouro da Alvar Aalto Foundation, a Medalha de Ouro da RIBA (2009) e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza (2012). Doutor honoris causa pelas mais prestigiadas universidades em Portugal, Espanha, Brasil, Itália, entre outros, Álvaro Siza desenvolveu actividade docente e de conferencista durante vários anos e por todo o mundo. Vive e trabalha no Porto.

Sobre

O Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp distingue o atelier ou pessoa no activo cujo trabalho e ideias tenham influenciado e continuem a ter um impacto profundo na prática e no pensamento arquitectónico actuais, sem colocar a ênfase no final de uma carreira, mas antes na ousadia da sua prática – acreditamos na prática consistente e de excelência, no trabalho relevante e na sua distinção.

As figuras premiadas entre 2007 a 2022 representam uma abrangência territorial de três continentes, afirmando a pluralidade da área da arquitectura a nível mundial através de uma perspectiva abrangente tanto do ponto de vista da pluralidade de opiniões, como da diversidade de geografias. Quem vence o Prémio Carreira recebe uma obra de arte original criada por artistas nacionais de renome, o que permite um importante contributo para o reconhecimento e divulgação da excelência da produção artística nacional.