MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Edição
Equipa
Equipa Curatorial: Cristina Veríssimo, Diogo Burnay, Anastassia Smirnova, Jose Pablo Ambrosi & Loreta Castro Reguera, Pamela Prado & Pedro Ignacio Alonso, Tau Tavengwa & Vyjayanthi Rao.
Co-Produção
CCB/Garagem Sul, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP/MAAT, Fundação Millennium bcp / MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea

Mesquita de Bait Ur Rouf, 2012. Dhaka, Bangladesh © Hassan Saifuddin Chandan

Marina Tabassum

Carreira

A arquitecta, investigadora e docente Marina Tabassum, do Bangladesh, é a vencedora do Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp 2022. A sua prática ao longo das últimas três décadas é um exemplo inspirador de como o trabalho com comunidades locais, mesmo nas condições mais adversas, pode ter repercussões em todo o planeta. A obra desta arquitecta demonstra um profundo sentido de compromisso com o dever social e cultural da arquitectura, com uma particular atenção à construção de um sentido de pertença colectivo em cada novo projecto. 

Sobre

O Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp distingue o atelier ou pessoa no activo cujo trabalho e ideias tenham influenciado e continuem a ter um impacto profundo na prática e no pensamento arquitectónico actuais, sem colocar a ênfase no final de uma carreira, mas antes na ousadia da sua prática – acreditamos na prática consistente e de excelência, no trabalho relevante e na sua distinção.

Ao longo das suas edições, a abrangência territorial deste prémio contou com nomeadores e elementos de júri de cinco continentes, assegurando uma pluralidade de vozes e uma diversidade de origens geográficas que lhe têm conferido uma crescente credibilidade.

Quem vence o Prémio Carreira recebe uma obra de arte original criada por artistas nacionais de renome, o que permite um importante contributo para o reconhecimento e divulgação da excelência da produção artística nacional.

Júri

Cristina Veríssimo
Diogo Burnay
N’Goné Fall
Yael Reisner
Zhang Ke

Nomeantes

Alice Rawsthorn, Ana Dana Beroš, Bekim Ramku, Carlos Mínguez Carrasco, Chuka Ihonor, David Basulto, Denise Scott Brown, Ethel Baraona Pohl, Eve Arpo, Fabrizio Gallanti, Hanna Dencik Petersson, Herbert Wright, Jimenez Lai, Joanna Wasko, Josephine Michau, Julija Reklaitė, Marina Otero Verzier, Martynas Germanavičius, Matevž Čelik, Mimi Zeiger, Nathalie Weadick, Olamide Udoma-Ejorh, Paul Preissner, Paula Nascimento, Saimir Kristo, Sevra Davis, Shumi Bose, Sini Parikka, Taro Igarashi, Vera Sacchetti, Victoria Thornton e Zahra Ali Baba