Locais: MAAT, Fundação Calouste Gulbenkian, CCB - Garagem Sul, entre outros
Al Borde
Atelier de arquitectura equatoriano fundado em 2007 em Quito. Concentra-se na arquitectura residencial com projectos que enfatizam a narrativa e o envolvimento da comunidade. Conhecido pela sua abordagem inovadora, o portfólio da Al Borde inclui casas rurais e renovadas, bem como projectos urbanos.
ASA Studio
Sediado em Kigali, este escritório de arquitectura está envolvido em projectos impressionantes de longo prazo que combinam investigação, educação, design e construção. São responsáveis por projectar o primeiro jardim de infância no Ruanda (2012), 11 instituições pré-escolares e mais de 60 instalações hospitalares.
Carles Enrich
Carles Enrich fundou o seu próprio estúdio em 2009, iniciando projectos em diferentes escalas urbanas. O seu trabalho foi exposto na Bienal de Veneza, tanto no Pavilhão Catalão (Vogadors) em 2012 como no Pavilhão Espanhol (Unfinished) em 2016.
El Umbral
Fundado em 2013 na Cidade do México, a actividade de El Umbral inclui a construção de edifícios residenciais, espaços públicos, bem como projectos de design urbano para promover a construção de comunidade.
Hevia + Urzúa
O atelier chileno dedica-se à arquitectura cultural. Projectos notáveis incluem a remodelação de estruturas existentes e a construção de novas para modernizar a infraestrutura.
Paulo Manuel do Vale Afonso
Arquitecto (1982) formado na Universidade de Coimbra e na NTNU, em Trondheim. Desenvolveu projectos no OAB, Office of Architecture in Barcelona, com Carlos Ferrater e com 51-1 Arquitectos em Lima. É co-fundador da AMA (2012-14) em Lima, Peru.
Pedro Pitarch
Pedro Pitarch é arquitecto e compositor de música contemporânea. A partir de Madrid, a sua pesquisa concentra-se nas formas através das quais a sociedade rastreia trajectórias por meio dos sistemas de mediação que produzem a cultura contemporânea.
Plural
Fundado em 2009 por Martin Jancok, a quem se juntou Michal Janak em 2013, os projectos Plural baseiam-se na ideia de que a arquitectura é um domínio público, sendo uma linguagem cuja estrutura é usada a nosso favor.
Terra e Tuma Arquitetos Associados
Conhecido por projectos arquitectónicos inovadores e impactantes, principalmente na área da arquitectura residencial, mas também envolvidos em urbanismo e prática baseada em investigação, o estúdio com sede em São Paulo foi fundado em 2006 por Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano.
O Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp foi criado em 2013 para celebrar e reconhecer novas vozes e abordagens à prática da arquitectura. Este galardão contribui para o crescimento criativo, intelectual e profissional dos jovens talentos numa fase crucial e potencialmente transformadora da sua carreira. O concurso está aberto a arquitectos com menos de 35 anos ou colectivamente a qualquer atelier de arquitectura com uma média de idades de 35 anos.
O Prémio Début é atribuído após uma selecção independente com duas etapas distintas. Primeiro, é aberta uma chamada à apresentação de candidaturas auto-propostas. Simultaneamente, algumas dezenas de individualidades da área da arquitectura a nível internacional são convidadas pela Trienal a nomear quem considerem merecer esta distinção. Depois, o conjunto das propostas é disponibilizado ao júri, que selecciona a lista de finalistas e a prática vencedora.
Para obter mais informações, por favor visite a página de open calls.
André Tavares
Fernanda Barbara
Luís Santiago Baptista
Margarita Jover
Mimi Zeiger
Tetsuo Kondo
Tim Abrahams
Ana Dana Beroš, André Tavares, Atxu Amann, Bekim Ramku, Cláudia Taborda, Danica, Jovović Prodanović, Ivan Blasi, João Luís Carrilho da Graça, Josephine Michau, Juan Coll-Barreu, Kaye Geipel, Markus Bogensberger, Martin Fröhlich, Matevž Čelik, Nuno Crespo, Pedro Gadanho, Pippo Ciorra, Saimir Kristo, Valéry Didelon, Vladyslav Tyminsky