O estúdio recebeu o Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp em 2022 pela sua notável originalidade, pelo seu compromisso constante com a sustentabilidade e pela sofisticação elegante do seu trabalho.
Atelier Tiago Antero (Portugal)
Fundado no Porto, em 2021, o atelier aborda a arquitectura residencial com requinte e um método analítico que eleva a composição e a materialidade.
Atelier Tropical – Valerie Mavoungou (Congo)
Criado em 2016 e dedicando-se a trabalhar em todo o continente africano, o Atelier Tropical centra a sua missão em torno da arquitectura bioclimática tropical e do design com vista a aperfeiçoar o equilíbrio entre ecossistemas e edifícios.
Ben-Avid (Argentina)
Fundado por Martin Benavidez em 2018, em Córdoba, o estúdio empreendeu projectos arquitectónicos impressionantes, desde pavilhões de exposições a infra-estruturas de transporte.
Idaaf Architects (Geórgia)
Fundado em Tbilisi em 2016 pelo arquitecto Nana Zaalishvili com o objectivo de revolucionar a arquitectura e o design modernos na Geórgia e no estrangeiro, este atelier põe em prática uma abordagem multidisciplinar aos seus projectos, centrada no estudo de materiais. Ao repensar a história e a cultura do ambiente, pretende criar uma arquitectura sólida e orientada para a natureza.
messina | rivas arquitecturas (Brasil)
Com sede em São Paulo, Brasil, foi fundada por Rodrigo Messina e Francisco Rivas. Este atelier especializa-se em arquitectura residencial com soluções de design inovadoras adaptadas para se harmonizar com o seu entorno.
RC Architects (Índia)
Com sede em Bombaim e Bangalore, fundado por Rohan Chavan, a RC Architects especializou-se numa ampla variedade de projectos, desde o design de produto a paisagens urbanas, com foco em padrões de vida únicos e conceitos de design arrojados ao longo de duas décadas de experiência.
Valeria Savinova (Rússia)
Especializada em arquitectura árctica, Valeria Savinova procura chamar a atenção da comunidade profissional mundial para questões relacionadas com o tema desde 2019.
Spatial Anatomy (Singapura)
Um estúdio orientado para a investigação, abordando o design como uma forma de pesquisa epistemológica e produção cultural, respondendo aos desafios prementes do nosso tempo.
Vertebral (México)
Estúdio de arquitectura e paisagismo fundado em 2016, procura combinar arquitectura e contexto, estabelecendo relações no terreno.
O Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp foi criado em 2013 para celebrar e reconhecer novas vozes e abordagens à prática da arquitectura. Este galardão contribui para o crescimento criativo, intelectual e profissional dos jovens talentos numa fase crucial e potencialmente transformadora da sua carreira. O concurso está aberto a arquitectos com menos de 35 anos ou colectivamente a qualquer atelier de arquitectura com uma média de idades de 35 anos.
O Prémio Début é atribuído após uma selecção independente com duas etapas distintas. Primeiro, é aberta uma chamada à apresentação de candidaturas auto-propostas. Simultaneamente, algumas dezenas de individualidades da área da arquitectura a nível internacional são convidadas pela Trienal a nomear quem considerem merecer esta distinção. Depois, o conjunto das propostas é disponibilizado ao júri, que selecciona a lista de finalistas e a prática vencedora.
Para obter mais informações, por favor visite a página de open calls.
Cristina Veríssimo
Diogo Burnay
N’Goné Fall
Yael Reisner
Zhang Ke
Alice Rawsthorn, Ana Dana Beroš, Bekim Ramku, Carlos Mínguez Carrasco, Chuka Ihonor, David Basulto, Denise Scott Brown, Ethel Baraona Pohl, Eve, Arpo, Fabrizio Gallanti, Hanna Dencik Petersson, Herbert Wright, Jimenez Lai, Joanna Wasko, Josephine Michau, Julija Reklaitė, Marina Otero Verzier, Martynas Germanavičius, Matevž Čelik, Mimi Zeiger, Nathalie Weadick, Olamide Udoma-Ejorh, Paul Preissner, Paula Nascimento, Saimir Kristo, Sevra Davis, Shumi Bose, Sini Parikka, Taro Igarashi, Vera Sacchetti, Victoria Thornton, Zahra Ali Baba.