MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
22 ABR 2021
Horário
18:30
Local
Online
Onde comprar
Bilheteira do CCB e Ticketline
Ciclo
2020-2022
Equipa
Curadoria: Diana Menino e Felipe Di Ferrari
Co-Produção
Trienal de Arquitectura de Lisboa, CCB - Garagem Sul
Informação adicional
Bilhete: 7 €

Com desconto (estudante, desempregado, amigo CCB ou amiga Trienal de Lisboa): 5 €

Capa e contrapa, AA Files, Nº 77

Maria Shéhérazade Giudici + Moisés Puente

Campo Comum

Edições de Arquitectura

O primeiro evento de 2021 atenta na produção de arquitectura em edições impressas. Aqui considera-se a arquitectura como pensamento estratégico, entendimento crítico de condições distintas e contraditórias, sintetizadas em diferentes formatos, entre eles a investigação escrita e a produção teórica e discursiva. São convidados Maria Shéhérazade Giudici, fundadora da plataforma de edição Black Square e editora da AA Files — a revista da Architectural Association — e o arquitecto espanhol Moisés Puente, fundador da Puente Editores e, desde 1998, editor da 2G Magazine. Ambos apresentam os seus projectos editoriais — com a colaboração com uma vasta constelação de autorias — e fazem uma leitura crítica da produção contemporânea da disciplina.

Após a apresentação de cada interveniente, segue uma conversa moderada pela curadoria – Diana Menino e Felipe De Ferrari – na qual convidamos o público a juntar-se para participar e colocar perguntas. Em inglês sem legendagem, a conferência realiza-se exclusivamente em versão de transmissão online em directo (live streaming).

Para comprar bilhetes, veja aqui

Biografias

Maria Shéhérazade Giudici
Maria Shhérazade Giudici concluiu o doutoramento na Universidade de Delft em 2014; a sua tese, A Rua como Projecto: O Espaço da Cidade e a Construção do Sujeito Moderno, é uma crítica da ideia contemporânea de espaço público e uma tentativa de repensar o «vazio entre os edifícios» como objecto de intencionalidade política e arquitectónica. Em 2011, associou-se a Pier Vittorio Aureli como Studio Master of Diploma na Unidade 14 da Architectural Association. Fundou ainda a plataforma editorial e educativa Black Square e é editora da AA Files desde 2019.

Moisés Puente
Moisés Puente é arquitecto, editor e curador espanhol. Trabalhou como editor na Gustavo Gili entre 1998 e 2020, nomeadamente na revista 2G, que hoje dirige para a editora alemã Walther König. Em 2016, fundou a editora independente Puente Editores, especializada no ensaio de arte e arquitectura contemporâneas. Em 2010, recebeu o Prémio FAD de Reflexão e Crítica. Na sua obra mais recente, Cháchara and other stories of architecture (Caniche, 2020), envereda por uma análise da obra de arquitectos consagrados e põe em contexto os novos valores da arquitectura contemporânea, lançando simultaneamente uma crítica acutilante ao discurso crítico vazio dominante nos dias de hoje.