Edições de Arquitectura
O primeiro evento de 2021 atenta na produção de arquitectura em edições impressas. Aqui considera-se a arquitectura como pensamento estratégico, entendimento crítico de condições distintas e contraditórias, sintetizadas em diferentes formatos, entre eles a investigação escrita e a produção teórica e discursiva. São convidados Maria Shéhérazade Giudici, fundadora da plataforma de edição Black Square e editora da AA Files — a revista da Architectural Association — e o arquitecto espanhol Moisés Puente, fundador da Puente Editores e, desde 1998, editor da 2G Magazine. Ambos apresentam os seus projectos editoriais — com a colaboração com uma vasta constelação de autorias — e fazem uma leitura crítica da produção contemporânea da disciplina.
Após a apresentação de cada interveniente, segue uma conversa moderada pela curadoria – Diana Menino e Felipe De Ferrari – na qual convidamos o público a juntar-se para participar e colocar perguntas. Em inglês sem legendagem, a conferência realiza-se exclusivamente em versão de transmissão online em directo (live streaming).
Biografias
Maria Shéhérazade Giudici
Maria Shérazade Giudici concluiu o doutoramento na Universidade de Delft em 2014; a sua tese, A Rua como Projecto: O Espaço da Cidade e a Construção do Sujeito Moderno, é uma crítica da ideia contemporânea de espaço público e uma tentativa de repensar o «vazio entre os edifícios» como objecto de intencionalidade política e arquitectónica. Em 2011, associou-se a Pier Vittorio Aureli como Studio Master of Diploma na Unidade 14 da Architectural Association. Fundou ainda a plataforma editorial e educativa Black Square e é editora da AA Files desde 2019.Moisés Puente
Moisés Puente é arquitecto, editor e curador espanhol. Trabalhou como editor na Gustavo Gili entre 1998 e 2020, nomeadamente na revista 2G, que hoje dirige para a editora alemã Walther König. Em 2016, fundou a editora independente Puente Editores, especializada no ensaio de arte e arquitectura contemporâneas. Em 2010, recebeu o Prémio FAD de Reflexão e Crítica. Na sua obra mais recente, Cháchara and other stories of architecture (Caniche, 2020), envereda por uma análise da obra de arquitectos consagrados e põe em contexto os novos valores da arquitectura contemporânea, lançando simultaneamente uma crítica acutilante ao discurso crítico vazio dominante nos dias de hoje.
Sobre Campo Comum
Esta série de conferências assume a arquitectura como uma atitude estratégica face ao espaço e aos recursos. Ao adoptar uma postura crítica e optimista, pode abordar a realidade de formas radicais, revelando contradições e potencial, e desenvolvendo projectos que viabilizem ideias emancipatórias, construindo assim um campo comum. Essa abordagem pode ser concebida como um processo cumulativo de constante apropriação, imitação, repetição, tradução e recontextualização com pensamento aberto - incluindo pragmatismo e humor - baseado na revisão cuidadosa da realidade material e das condições sociais. Explorar esses fios leva-nos a uma forma colectiva de construção.
Curadoria: Diana Menino e Felipe De Ferrari.