MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
12 JUL 2013 - 01 DEZ 2013
Edição
Participantes
Paulo Raposo, David New, Francis Ford Coppola, Dj Set de Tra$h Converters (Fernando Fadigas + Miguel Sá), Raquel Castro, Ernesto Rodrigues, Ricardo Guerreiro, Bertrand Gauguet 
Equipa
Beatriz Cantinho, Diogo Alvim, Gonçalo Almeida, Matilde Meireles, Nuno Morão, Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto, Rita Thomaz, Sara Morais, Suse Ribeiro. 
Website
Co-Produção
Associação OSSO

Programa de Rádio, StressFM, Palácio Sinel de Cordes ©Osso

Ecos: Experiências de Escuta e Lugar

Programa Multidisciplinar

Experiências de Escuta e Lugar foi o título da primeira edição do Ecos, um projecto de programação para a cidade Lisboa que tem por objectivo agregar reflexões, experiências e intervenções em torno da relação entre dois fenómenos, o de escutar e de olhar. Organizado pela Associação Cultural OSSO e em parceria com a Trienal de Lisboa, este projecto é apresentado em quatro fins-de-semana, com interregnos de dois meses, através de dinâmicas distintas, desde debates, concertos, oficinas, passeios acústicos, open calls de rádio e projecção de filmes.

#1 Escutar

O primeiro momento de apresentação, a 12, 13 e 14 de Julho de 2013, é dedicado ao escutar, contemplando o debate em torno da forma como escutamos e da influência da paisagem sonora no nosso quotidiano. Através de uma emissão em directo com a StressFM, reuniu 70 propostas do open call de rádio, com coordenação de Paulo Raposo; do visionamento dos filmes Listen (de David New) e The Conversation, de Francis Ford Coppola; uma festa de entrada livre no Palácio Sinel de Cordes, com Dj Set de Tra$h Converters (Fernando Fadigas + Miguel Sá); um passeio acústico na Ponte 25 de Abril com conversa de Raquel Castro e outros convidados, transmitido em live streaming; terminando com um concerto de Ernesto Rodrigues, Ricardo Guerreiro e Bertrand Gauguet no Panteão Nacional.

#2 Mapear

O segundo momento acontece a 19 e 22 de Setembro de 2013 e intitula-se Mapear, para explorar o som. Da chamada internacional da rádio sobre o localismo de Jennie Savage ao mapeamento individual da cidade proposto pelo colectivo Unlikely Places, passando pela íntima transformação do espaço pelo som nos filmes de Manon Boer, até à visita ao silêncio laboratorial da câmara anecóica guiada pelo Professor Bento Coelho no Instituto Superior Técnico.

Com artistas convidados, cientistas e o público têm ocasião de partilhar os seus pontos de vista e de escuta num fim-de-semana com diferentes escalas e perspectivas. O programa abrangeu actividades variadas, entre as quais um workshop, a inauguração de instalações sonoras intituladas Intermission: Audio portraits of place - mapping the space between A and B (de Jennie Savage) e 366 sound daily project (de João Bento), bem como a projecção de filmes Sylvia Kristel - Paris, Resonating Surfaces, Think about Wood, Think about Metal. Filmes de Manon de Boer; uma visita acústica à Câmara Anecóica, do Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico, uma conversa de Rádio realizada ao vivo no Palácio Sinel de Cordes , com Sandy Gageiro, Diogo Alvim, Eduardo Patrício, Jennie Savage, Luís Cláudio Ribeiro e Rui Chaves, e ainda a performance Come Across, dos Unlikely Places com a participação única dos participantes do workshop. 

#3 Lugar

O ano de 2013 culminou com a última parte deste programa Ecos, dedicado ao Lugar que se realizou entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro de 2013. Propôs reflectir sobre o som, e a forma através da qual este se articula com uma noção de lugar que se entende dinâmica nas suas várias dimensões: geográfica, histórica, social e cultural.

Da ficção radiofónica em torno do Terramoto de 1755 criada por Rui Costa, Maile Colbert e Jeff Cain, à proposta “arqueológica”, fotográfica e sonora, sobre a última pessoa a habitar o Palácio Sinel de Cordes, das artistas Catarina Botelho e Helena Inverno, até à conversa rádio com a jornalista Sandy Gageiro, partilhou pontos de vista e de escuta a partir de diferentes perspectivas que podemos ter sobre Som e Lugar. Lugar, memória e tempo encontraram-se em diferentes momentos, iniciados pelo concerto Control and Unpredictability nº3 na Estufa da Tapada das Necessidades, com Gustavo Costa, Alberto Lopes e Henrique Fernandes, a instalação No Espaço que Separa as Coisas, no Palácio Sinel de Cordes, de Catarina Botelho e Helena Inverno, o passeio acústico Rádio Terramoto, num percurso entre o Convento do Carmo e o Terreiro do Paço, orientado por Jeff Cain, Maile Colbert e Rui Costa; uma conversa de rádio com Sandy Gageiro a orientar convidados de várias áreas; um concerto na cafetaria temporária da Trienal 2013 (boi-cavalo) por André Gonçalves, autor do workshop Op-amps - The Work Horse of Analog Electronics” e transmissão dos filmes de Chris Marker, La Jetée (1962) e Sans Soleil (1983). Durante o período deste terceiro e último Eco, o Palácio Sinel de Cordes é palco de emissões periódicas de What Does the Internet Sound Like? da StressFM, em directo.