MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
23 NOV 2023 - 25 NOV 2023
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
entrada livre

KÉK Takeover © Hugo David

KÉK Takeover

Turismo Sustentável

10 formas diferentes de bater à porta

Como podemos, enquanto turistas, contribuir para o ecossistema local? O que podem pessoas de fora dar à comunidade local?

Estas questões lançam o takeover de três dias do KÉK – Centro Húngaro de Arquitectura Contemporânea, a partir da regra deixada pela Forecast no takeover anterior: bater a 10 portas desconhecidas.

Recém-chegados a Lisboa, os KÉK pretendem redefinir os modos de descobrir os bairros em redor da Trienal – Alfama, Costa do Castelo e São Vicente – tocando a muitas portas durante a sua estadia: tanto num sentido literal, como exploratório e figurativo. Este programa participativo tem como objectivo abrir novos debates, apresentar boas práticas e facilitar a co-criação de uma visita sustentável através de uma selecção de iniciativas locais no domínio das artes, do design e da arquitectura.

Com entrada livre, este programa público faz parte da plataforma europeia LINA, financiada pela Europa Criativa e a partir do projecto de cooperação liderado pela Trienal de Lisboa.

Programa de eventos comunitários

I. A visão de quem arquitecta: Alfama, Mouraria e São Vicente

Ateliers ou profissionais de arquitectura lisboetas criam uma cartografia colaborativa do território onde se insere o Palácio. As perspectivas de quem participa ajuda a co-criar um novo mapa que desvenda alguns dos segredos em redor para descobrir em passeios a pé.

Quinta, 23 Novembro, 10h: Passeios urbanos a partir deste mapa.
Ponto de encontro: Palácio Sinel de Cordes, Campo Santa Clara, 145 Lisboa.

II. Portas de Lisboa e Budapeste

Lançamos uma open call a apelar à participação de residentes como turistas para obter uma multiplicidade de pontos de vista pessoais sobre portas, comparando elementos de Budapeste e Lisboa. Quando uma porta se fecha, há outra que se abre. Até 10 de Novembro de 2023, as propostas submetidas darão lugar a uma exposição.

Quinta, 23 Novembro, 18h30: Inauguração desta exposição pop up.

III. Sessão de cinema

Comissariado pela equipa do Festival de Cinema de Arquitectura de Budapeste.

Filme Silêncio — Vozes de Lisboa, realizado por Celine Carlisle e Judit Kalmar (2020, 1h26m). À medida que o centro histórico de Lisboa se transforma num ponto turístico da moda, as canções de fado e as suas letras tornam-se mais relevantes do que nunca para descrever a dor do povo pela perda da sua cultura. 

Ver trailer do filme aqui

Quinta, 23 Novembro, 19h

IV. Workshop para o intercâmbio de conhecimento sobre ecossistemas de turismo sustentável

Reunindo organizações locais e internacionais com colectivos informais para partilhar experiências sobre como criar práticas sustentáveis a longo prazo relacionadas com comunidades resilientes, desenvolvimento sustentável do património e um turismo "amigo da cidadania".

Sexta, 24 Novembro, 15h — 18h Inscreva-se agora

V. Pecha Kucha – Budapeste X Lisboa

Venha assistir a uma noite de apresentação sucinta de projectos para dar o que pensar e iniciar discussões para a criação de alianças.

  • Budapest100 (HU) - Barbara Szíj
Evento cultural a partir de processos participativos como modelo para um turismo de massas sustentável
  • Bauhaus of the Seas Sails (PT) - Frederico Duarte
A New European Bauhaus Laboratory project
  • ECoC project TÁJTÉKA (HU) - Barbara Bozsik
Projecto da Capital europeia da Culture: Veszprém-Balaton 2023
  • Urban Walks Budapest (HU) - János Klaniczay
Formas sustentáveis de descobrir a cidade através de um turismo de proximidade
  • Espacío Resonante (PT)
  • Urban Community Gardens (HU) - Monika Kertész
  • DANUrB project (HU) - Bálint Kádár

Sexta, 24 Novembro, 19h

VI. Noite de intercâmbio gastronómico

Convidam-se locais e turistas a participar num jantar no pátio do Palácio que constitui uma oportunidade alternativa para visitantes contribuírem para a cultura local e para toda a gente saborear diferentes iguarias. Junte-se a nós no evento de encerramento do KÉK Takeover para celebrar o fim do programa de 3 dias com bebidas, música e uma última oportunidade para iniciar novas colaborações, discutir o turismo sustentável ou simplesmente conversar.

Sábado, 25 Novembro, 18h — 22h Inscreva-se agora

Sobre o KÉK

O Centro Húngaro de Arquitetura Contemporânea é uma instituição independente que partilha muitos objectivos em comum com a Trienal de Lisboa. O seu programa diversificado de exposições, festivais e workshops combina uma participação alargada, uma análise complexa e conteúdos inovadores centrados no ambiente construído e na sua relação com as comunidades. O KÉK também aconselha e desenvolve actividades de investigação urbana com as comunidades locais em várias cidades.