MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
24 SET 2015
Participantes

Pedro Leão, Gonçalo Canto Moniz (DA/FCTUC ), José Maçãs de Carvalho (DA/FCTUC), Scopio

Capa, Scopio em parceria com STET ©Direitos Reservados

Arquitectura em debate

Pedro Leão e Scopio

O final da tarde de dia 24 de Setembro de 2015 foi dedicado a Projecto Editorial como Processo de Discussão e Construção de Ideias em Arquitectura. O Palácio Sinel de Cordes recebeu uma mesa redonda dedicada ao tema, integrada no programa de acolhimento no Palácio. A cargo da Scopio, os debates foram moderados por Pedro Leão Neto, coordenador da editora, com a participação de dois autores convidados - Gonçalo Canto Moniz (DA/FCTUC ) e José Maçãs de Carvalho (DA/FCTUC), pelas suas ligações ao mundo editorial de Fotografia e Arquitectura.

O debate teve como foco principal a experiência do projecto editorial scopio, que faz uma aposta na fotografia documental de Arquitectura, com um peso relevante da componente artística e da prática da disciplina. Entendida de forma abrangente e passível de ser interpretada por todos aqueles que a procuram, a disciplina foi enaltecida pelos convidados. O programa também incluiu a apresentação da 5ª edição da revista International Photography Magazine - Crossing Borders, Shifting Boundaries: Architecture.

A Scopio Networks é uma plataforma independente que cruza o grupo de investigação AAI-FAUP, a scopio Editions e a Cityscopio, Associação Cultural. Esta plataforma pretende apoiar diversos fóruns e iniciativas editoriais, ideias, projectos, concursos e workshops relacionados com a investigação em fotografia e as suas agendas editoriais.

A scopio Magazine é uma publicação periódica anual cuja responsabilidade editorial é do grupo de investigação., Funciona como suporte de divulgação e investigação ligado à Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e, de forma mais especializada, à Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. Neste contexto, a Arquitectura é entendida de uma forma abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.