MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Publicações

A Trienal de Arquitectura de Lisboa tem como compromisso permanente reforçar o debate e actuar para além das fronteiras geográficas, ideológicas e disciplinares. Para isso, temos vindo a publicar livros desde 2007, com diferentes parceiros que exploram vários formatos.

Ao divulgar o discurso arquitectónico contemporâneo, as nossas publicações constituem um legado a longo prazo com diferentes papéis: um jornal como Representação Oficial de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza, um livro como parte da narrativa expositiva e uma compilação como complemento das nossas exposições.

A série de publicações, impressas e online, está ligada à nossa actividade regular desde 2007 e é o resultado desse esforço global para catalisar, fomentar e promover o pensamento e a prática arquitectónica. Como plataforma de divulgação do discurso contemporâneo e da investigação sobre arquitectura e ambiente construído, explora temas a partir de diferentes perspectivas, assim como dá voz a uma pluralidade de autores, abordagens, metodologias e temas.

Publicados em inglês e português, os nossos livros podem ser encontrados principalmente em livrarias especializadas e online. A mais recentemente parceria foi feita com a Monade, uma editora portuguesa independente, focada em arquitectura, fotografia, arte e pensamento. Pode encontrar online a colecção integral de publicações da Trienal relativa às diversas edições, desde 2010 a 2019. Para esta vertente da nossa actividade, temos vindo a colaborar com editoras especializadas e, por vezes, em parceria com organizações culturais ou académicas em todo o mundo.