MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Informação adicional
Autoria: Delfim Sardo e Barry Bergdoll

ISBN: 9789893100134


Editora: Athena

Formato: 26,4 x 20,2 x 2,6 cm

Páginas: 200


Idioma: Bilingue Português/Inglês


Publicado em Janeiro 2011


Modern Architects

Falemos de Casas

No remate da Trienal 2010 foi lançada a edição fac-similada do catálogo da primeira exposição de arquitectura realizada no MoMA, instituição educativa que nasceu em 1929 sendo hoje reconhecida como um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo.

Apresentada em Fevereiro/Março de 1932, esta exposição constitui um marco fundamental na história da arquitectura. A necessidade de repensar e reconsiderar o Modernismo na actualidade justifica a iniciativa da edição fac-similada deste catálogo essencial. A publicação é ainda valorizada com um anexo encartado que reúne textos críticos de Barry Bergdoll, curador de arquitectura e design do MoMa entre 2007 e 2013, e de Delfim Sardo, professor universitário, curador e ensaísta. 

"As ideias de vários arquitectos progressistas convergiram para formar um estilo genuinamente novo que se está a espalhar rapidamente por todo o mundo. Tanto na aparência como na estrutura, este estilo é peculiar ao século XX e é fundamentalmente original como o grego, ou bizantino ou gótico. Nas páginas seguintes, Hitchcock e Johnson delinearam a sua história e a sua extensão. Devido ao seu desenvolvimento simultâneo em vários países e devido à sua distribuição mundial, tem sido chamado de estilo internacional.”


Esta publicação foi realizada em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa e com o Museu de Arte Moderna. Edição Fac-similada do Catálogo da primeira Exposição de Arquitectura do MoMA.

Disponível nas livrarias:
A+A (Lisboa)
Amazon (Online)
Martins Fontes (Brasil)
Shopmies (Espanha)
Travessa (Brasil)