O CADA é um colectivo artístico que desenvolve software para exposições e para o domínio público. Formado em Lisboa em 2007 por Sofia Oliveira e Jared Hawkey, os seus trabalhos são intencionalmente playful, desenhados para activar experiências pessoais e que questionam a nossa relação com a tecnologia na vida quotidiana. O colectivo também organiza eventos como residências artísticas, conversas e workshops que promovem o desenvolvimento da prática cultural digital, e já expôs o seu trabalho na Europa e no Brasil.
Um dos eventos anuais organizados pelo CADA é Human Entities: a cultura na era da inteligência artificial. Desde 2017, este programa público é produzido em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa.
O CADA já recebeu financiamento público da Direção Geral das Artes, Ministério da Cultura, Programa Europa Criativa da União Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Câmara Municipal de Lisboa.
Over and over, v.0, 2023
Uma instalação artística com som e vídeo, que começou quando confundimos o ruído repetitivo de uma grua em rotação lenta com um alarme de telemóvel. O que gostámos foi a forma como o próprio som alimentou a nossa imaginação e ecoou discussões mais abstractas que tínhamos tido sobre os limites e os vazios.
ground-ground, 2022
Esta instalação interactiva com som e luz nasceu quando, do nada, ambos imaginámos independentemente duas formas semelhantes em forma de funil. O poder desta coincidência levou-nos a pensar em realidades simultâneas, na experiência como um continuum e em ideias quase místicas mais elusivas de totalidade.
Closer, 2019
Closer traduz um sentimento de ansiedade e esperança sob a forma de uma instalação interactiva. A obra consiste num círculo no chão, um som e um hack no ar condicionado da sala. Através deste sistema, o som e a temperatura do ar reagem à disposição e densidade do público e, embora interligados, não têm ligações lineares ou ordem sequencial. Encomendada por Filipe Pais e Patrícia Gouveia, esta obra integrou a exposição Playmode, MAAT, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa.
TYRO, 2019
Tyro é um chatbot de inteligência artificial cujo pensamento altamente polarizado desmente a sua multidimensão subjacente.