MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Open House Worldwide 1º festival internacional digital

Data
14 NOV 2020 - 15 NOV 2020
A 14 e 15 de Novembro de 2020 estreia-se a primeira edição do Festival Open House Worldwide. Um encontro digital que liga a rede das 46 cidades onde o Open House acontece, aos cidadãos e comunidades locais. Um programa de 48h de debates, visitas virtuais e conversas em streaming que conta com o contributo de um conjunto alargado de especialistas que operam em arquitectura, design, planeamento urbano, entre outros pensadores. Ligando diferentes continentes desta rede internacional, o festival convoca o público a participar para reflectir sobre o contexto actual no qual vivemos e seus desafios, nas suas diversas mais vertentes desde a habitação, crise climática e transportes, como possíveis respostas para ajustar a paisagem construída num período de pós-pandemia. Este evento nonstop que tem início às 00:00 de Sábado 14 e termina 48 horas depois assenta em quatro temáticas: crise climática, design mundial, herança! e infraestruturas e mobilidade.

A Trienal faz parte desta estreia com uma conversa no Sábado, dia 14 de Novembro que se inicia com a projecção da curta metragem Filomena, em que o público de todo o mundo é convidado a assistir em directo a partir das 22:00. A conversa tem como ponto de partida a narrativa deste filme que foi encomendado pela Trienal e à forma como Molda as nossas vidas, Molda a nossa cidade, numa transmissão que junta o realizador Pedro Cabeleira, a arquitecta Patrícia Marques do atelier Site Specific e Catarina Raposo, do atelier de arquitectura paisagista Baldios.

A cidade social, por Pedro Cabeleira - A vivência do dia-a-dia e a relação das pessoas, e de casa pessoa, com o palco do tecido urbano. O banal e o sublime nessa simbiose.
A cidade construída, por Patrícia Marques - A expressão do construído. Como os edifícios ganham significado pelas diferentes vivências do espaço; no seu interior e na relação com o espaço público e com a comunidade. Sobre o papel e a participação no início do Open House Lisboa.
A cidade território, por Catarina Raposo do atelier Baldios - O território físico onde se acomoda a cidade. Nomeadamente a topografia e a importância das linhas de água no estabelecimento populacional no presente e ao longo da história da cidade.

A conversa, com duração de uma hora, termina com uma sessão de perguntas e respostas.A partir da meia noite de dia 14 o site do Open House Worldwide também dá destaque à estreia do vídeo do Open House Lisboa, acompanhado de um texto de apresentação da cidade e arquitectura de Lisboa.

Pensamento global para desafios globais é o mote que serve como linha orientadora desta 1ª edição do festival Open House Worldwide para uma reflexão alargada e participativa sobre possíveis r soluções para os desafios contemporâneos das cidades, que têm muitos pontos em comum em diferentes partes do mundo. De Taipé a Chicago, Londres a Lagos, Lisboa a Macau, o festival reúne conteúdos em livestream e pré-gravado.

Este primeiro festival internacional foi desenhado a partir da colaboração activa das organizações que integram a rede Open House Worldwide, num programa inédito diversificado que pretende também dar voz a todas as pessoas e agentes que desenham, residem e trabalham na cidade. O acesso é livre a partir do site do Open House Worldwide

Desde o primeiro momento que o festival conta com o envolvimento da equipa do Open House Lisboa como 13ª cidade que, pela mão da Trienal de Arquitectura de Lisboa, integrou esta extensa rede fundada em 2010 por Victoria Thornton e agora liderada por Phineas Harper.

Em 2019, o Open House realiza-se anualmente em cidades tão diversas quanto Osaka, Dublin, Melbourne, Lagos, Porto e Lisboa e abrangem os cinco continentes, totalizando cerca de 2 milhões de visitas a espaços. Ao todo, contam ainda com a generosidade de 17.400 pessoas que aderem ao programa de voluntariado. Gratuito, o Open House destina-se a quem vive nessas cidades e acontece sempre no fim-de-semana.

Assim, dez anos depois da fundação do Open House Worldwide, tornou-se pertinente e inevitável trazer ao debate estas questões em torno da urbanidade que transcendem fronteiras e fusos horários na tentativa de encontrar respostas inovadoras, quer se trate da pandemia da Covid-19 ou da actual crise climática.


Pode consultar o programa do festival aqui.