MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Educação pela arquitectura recebe dois prémios

A Escola do Pensamento Arquitectónico para Crianças recebeu o prémio Inspire Future Generation do Thornton Education Trust em duas categorias diferentes. Este prémio, um dos poucos a contemplar a educação arquitectónica para crianças, representa um meritório reconhecimento da actividade da escola.

O prémio na categoria “Diversidade em acção” foi atribuído pelo programa de Verão com migrantes, actualmente a funcionar em Lisboa: foi criado um projecto focado no conflito decorrente da guerra na Ucrânia, trabalhando com um grupo de migrantes e refugiados da Ucrânia, Belarus e Rússia, num programa educativo interdisciplinar especialmente destinado a essas crianças. Adicionalmente, na categoria de melhor organização, a Escola foi seleccionada como a “Melhor organização internacional sem fins lucrativos”, por todo o trabalho desenvolvido ao longo de seis anos.

Devido à turbulência dos últimos anos - a revolução na Belarus e a guerra na Ucrânia - a escola fechou em Minsk, onde funcionava desde 2016, e reabriu em Lisboa, Portugal. Sob a chancela da Trienal de Arquitectura de Lisboa, trabalha agora com crianças de língua portuguesa, inglesa e russa. A Escola visa ensinar a compreensão do mundo global moderno a crianças dos 5 a 15 anos, através do pensamento arquitectónico, também designado pensamento sistémico, característico de quem trabalha em arquitectura, e assumido como modelo pedagógico.

A Escola do Pensamento Arquitectónico é um projecto educativo a funcionar no Palácio Sinel de Cordes, com mais de 50 crianças matriculadas, e está aberta a novas inscrições.

O Thornton Education Trust estreita a relação entre a educação e o ambiente construído, garantindo que o envolvimento de jovens seja reconhecido como uma parte valiosa da criação de melhores bairros e de impacto social. O seu primeiro passo é celebrar indivíduos e organizações sem fins lucrativos, bem como os sectores público e privado já envolvidos e, assim, inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, identificar recursos e criar muitas outras parcerias que promovam esses benefícios para crianças e jovens.

Imagens © Steve Lavers